O ano de 2017 fica registado como o de regresso aos resultados positivos por parte da banca portuguesa enquanto este ano é o da multiplicação dos lucros. BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Santander Totta lucraram, ao todo, 1,54 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais do triplo dos 441 milhões obtidos no mesmo período do ano passado.

A puxar pelos lucros esteve a evolução da atividade em Portugal, que tem vindo a ganhar peso nos resultados após os anos da crise, escreve o Dinheiro Vivo. 

Segundo a publicação, os lucros gerados na atividade doméstica mais que quintuplicaram, passando de 181,8 milhões para mais de mil milhões de euros até setembro deste ano. Uma melhoria conseguida sobretudo com a redução das imparidades e provisões, com a subida das comissões e com a melhoria da margem financeira. 

Na atividade doméstica, os bancos faturaram mais 82 milhões de euros em comissões, que representaram mais de 1,12 mil milhões de receitas. Além das subidas dos preçários, os bancos estão a beneficiar de uma maior atividade comercial.  

 

Por: Idealista