A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu no concelho de Faro 31 mil quilos de rolos de carne «kebab» congelados e encerrou dois estabelecimentos que armazenavam carne e a vendiam por grosso, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ASAE adianta que a carne apreendida tinha um valor aproximado de 90.000 euros e que os estabelecimentos não possuíam a autorização de Número de Controlo Veterinário (NCV), sendo que um deles não estava também licenciado pela Câmara Municipal.

A atividade dos dois estabelecimentos com entrepostagem frigorífica consiste na armazenagem de produtos alimentares de origem animal com necessidade de temperatura controlada e na sua venda por grosso.

Aquela autoridade instaurou dois processos de contraordenação "por colocação no mercado de produtos de origem animal por estabelecimentos não registados ou não aprovados pela autoridade competente" e suspendeu a sua atividade.

A obrigatória autorização de Número de Controlo Veterinário é atribuída após uma "vistoria e aprovação das condições estruturais, técnico-funcionais e higio-sanitárias dos estabelecimentos", refere a ASAE.

 

Por: Lusa