A população da Aldeia da Cortelha, em plena Serra do Caldeirão volta a juntar-se para construir e montar o tradicional Presépio em Cortiça que estará presente ao público a partir do próximo dia 15 de Dezembro até 6 de Janeiro.

Os habitantes da Cortelha estão mais uma vez a preparar a construção e montagem do seu tradicional e genuíno Presépio em Cortiça que irá estar patente ao público no largo da Associação dos Amigos da Cortelha.

Recorde-se que a ideia da construção deste presépio teve início em 2004 para que a aldeia fosse representada na iniciativa dos Presépios nas Aldeias do Algarve, tendo arrecadado nesse mesmo ano o prémio de Melhor Presépio das Aldeias do Algarve e desde aí a população tem levado a cabo esta atração como forma de comemorar a época natalícia na aldeia e trazer mais visitantes ao interior do concelho de Loulé.

O presépio desta aldeia da freguesia de Salir, pretende espelhar o contexto global do significado do Natal, desde o caminho a percorrer pelos Reis Magos, até à cabana onde tradicionalmente se atribuí o nascimento de Jesus, passando pelo enquadramento do mesmo no meio rural. Será assim possível apreciar várias figuras em tamanho real, nomeadamente os reis magos nos seus camelos, assim como um burro e uma vaca.

Para a construção do Presépio da Cortelha a população utilizou materiais oriundos da Serra do Caldeirão, sendo a cortiça o elemento fundamental, com a consequente carga sentimental a ela inerente. Sendo esta a principal fonte de rendimento dos habitantes da aldeia, a cortiça desempenha neste presépio algo muito mais importante do que simples matéria-prima: transporta a alma das gentes da Cortelha.

A inauguração do Presépio da Cortelha será realizada no dia 15 de Dezembro, integrada na Festa de Natal dedicada às crianças da Escola Primária da Cortelha e do grupo de catequese local.

 

Associação dos Amigos da Cortelha