Dez barras marítimas de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com a Marinha, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto e Ericeira, no continente, e as barras de Porto da Casa, na ilha do Corvo, Santa Cruz das Flores e Lajes do Pico, nos Açores.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente.

Segundo a Autoridade Marítima, a barra de Viana do Castelo está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros desde as 00:25 de hoje.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo.

O aviso vai estar em vigor entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

O IPMA prevê para hoje na Costa Ocidental a norte do Cabo Raso ondas de oeste-noroeste com 3 a 4 metros, aumentando para 4 a 5 metros no final da tarde.

Na Costa Ocidental a sul do Cabo Raso prevê-se ondas de oeste-noroeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando para 3,5 a 4,5 metros no final do dia.

Nos Açores, as ondas serão de oeste de 6 a 7 metros, diminuindo para 3 metros.

 

Por: Lusa