por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Diogo Afonso Venceslau Varela Furtado

Ano nascimento: 2010 (31 janeiro)

 

A equipa de Traquinas A (jogadores nascidos em 2010) do Louletano é daqueles grupos que dá prazer ver jogar. É certo que, por não haver competição oficial para o seu escalão, participam no Campeonato Distrital de Benjamins B (jogadores de 2009), pelo que vastas vezes defrontam equipas compostas por jogadores com mais um ano de idade. Mas as vantagens, isto é, os benefícios de tal participação são inquestionáveis. E isto quer numa análise aos jogadores individualmente considerados quer ao conjunto dos jogadores, ou seja, à equipa. Já esta época será possível constatar tal crescimento e na próxima, com a experiência acumulada na presente temporada e a jogar contra jogadores da mesma idade, a evolução será notória a olho nu.

É evidente que o facto de integrarem o plantel vários jogadores de muito bom nível e bastante prometedores ajuda imenso. Já falámos aqui, nesta coluna, em abril de 2017, de Henrique Boto e, para além de outros predicados, da sua relação íntima com o campo, o que lhe possibilita estar no sítio certo no momento certo. Mais de um ano e meio depois apraz-nos constatar que a evolução do Henrique tem sido uma realidade consolidada. E continuaremos a acompanhar uma carreira que se nos afigura que será bastante interessante, a exemplo de outros jovens muito promissores desta geração de 2010 do Louletano sobre os quais nos debruçaremos no futuro. Hoje salientaremos Diogo Furtado. Alinhando no centro do meio campo, por definição a zona mais nevrálgica de um jogo de futebol, Diogo transmite a ideia de ser mais adulto do que os restantes, de ser o “dono do jogo”. Pujante, defende bem e de forma inteligente, recuperando muitas bolas, inviabilizando lances de ataque da equipa adversária. Ofensivamente denota uma clarividência digna de uma mente brilhante optando com elevado critério ora pela jogada individual, ora pela tabela curta com um companheiro que esteja à ilharga, ora com passes longos, em diagonal, quer para os pés de um colega quer para um espaço onde o companheiro é o mais habilitado para ser o primeiro a lá chegar.

Para além destes atributos, Diogo Furtado consegue proteger a bola de forma bastante eficaz, utilizando o corpo e segurando-a e transportando-a colado aos pés, algo ao alcance de poucos. E, ainda, possui um remate forte e colocado que utiliza sem receios quando cria ou vislumbra brechas na defesa contrária.

Em suma, Diogo Furtado, pelo enorme talento que evidencia e pela salutar auto confiança e disponibilidade física que emana, é, sem dúvida, um menino que, com o seu futebol adulto, tem condições para atingir um nível alto no mundo do futebol.