A Seleção Portuguesa de Basquetebol de seniores masculinos deslocou-se à Câmara Municipal de Albufeira, no final da manhã da passada terça-feira, onde foi recebida pelo executivo liderado por José Carlos Rolo numa cerimónia de boas-vindas à comitiva das Quinas.

A equipa, que vai defrontar a Bélgica no dia 2 de dezembro, está a estagiar no concelho desde o início da semana e tem treinado no Pavilhão Desportivo de Albufeira, local do encontro decisivo para a pré-qualificação de Portugal para o FIBA EuroBasket 2021. Venha apoiar a nossa Seleção no próximo domingo, às 17h00. 

“É uma honra receber a Seleção Nacional nos Paços do Concelho, num estágio que antecede um jogo importantíssimo”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira na receção oficial à equipa das Quinas, que vai representar Portugal no jogo de apuramento para o EuroBasket 2021, já no próximo domingo, às 17h00, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

José Carlos Rolo relembrou que Albufeira é uma cidade com tradição ao nível de basquetebol, sendo um privilégio acolher os representantes máximos ligados à modalidade: “o município tem contribuído para a promoção da prática desportiva e o basquetebol é uma das modalidades que mais tem evoluído no concelho, registando um aumento significativo do número de praticantes, fruto do trabalho dos clubes locais e do apoio da autarquia”.

Durante a receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o selecionador nacional agradeceu o apoio da Câmara Municipal, “fundamental para que este importante jogo se realizasse cá, numa terra de basquetebol e de gente boa”. Ladeado por Sérgio Ramos e Nuno Manarte, adjuntos da seleção portuguesa, Mário Gomes garantiu estar confiante para a partida de domingo: “estamos muito bem instalados e temos todas as condições para jogar bem, competir ao máximo nível e ganhar à Bélgica”. O treinador da equipa das Quinas deixou o apelo para que Albufeira e toda a região se unam no apoio ao basquetebol e ao Imortal, a equipa que está representada na Liga principal da modalidade.

A partida, frente à Bélgica, é decisiva para a passagem da Seleção Nacional à segunda fase de pré-qualificação para o FIBA EuroBasket 2021. Recorde-se que na ronda inaugural, a Seleção Portuguesa perdeu na Bélgica por apenas um ponto (66-65). Após da partida de domingo, as contas do grupo C só ficam resolvidas a 21 de fevereiro, com a deslocação lusa à Islândia.

A cerimónia de receção à Seleção Nacional contou com a intervenção do diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que elogiou o trabalho realizado pela autarquia albufeirense ao nível do desporto e, em particular, do basquetebol: “Albufeira é a capital do Basquetebol no Algarve, com uma forte aposta na modalidade, quer ao nível dos clubes e da formação das camadas juvenis, quer da realização de eventos de relevo”. Custódio Moreno relembrou que Albufeira é o único concelho da região com uma equipa na primeira Liga Nacional de Basquetebol - o Imortal - e que acolhe a Festa do Basquetebol Juvenil, uma iniciativa que movimenta cerca de 1200 representantes das várias seleções regionais dos escalões de sub-14 e sub-16 masculinos e femininos.

O Algarve está representado na Seleção Nacional por quatro atletas, um natural de Albufeira e outro jogador da equipa principal do Imortal. Além de Miguel Queiroz (Portimão) e João Guerreiro (Faro), o plantel das Quinas conta com o farense Stefan Djukic, jogador do Imortal, e com o albufeirense Tomás Barroso, que confessou estar entusiasmado por poder representar o seu País na terra que o viu nascer: “regressar a casa só me traz boas recordações, por isso vamos dar o máximo para que no domingo consigamos retribuir o carinho que o Município teve para connosco nesta receção e nas condições que nos proporcionou para este estágio”, garantiu o jogador.

A encerrar os discursos, o presidente da Assembleia Municipal salientou que Albufeira tem condições excecionais para a prática do Basquetebol, com equipamentos de excelência e clubes que apostam na formação. “É um orgulho receber em Albufeira os melhores atletas da modalidade, rivais nos diversos clubes, mas que aqui se juntam para lutar por um objetivo comum: a vitória frente à Bélgica”, afirmou Paulo Freitas.

Os bilhetes disponíveis para o jogo Portugal vs. Bélgica encontram-se esgotados. A organização conta colocar mais entradas à venda perto do final da semana, no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Essa informação será publicada, assim que possível, nas redes sociais do Município. A partida será transmitida em direto pela RTP2.

 

Por: CM Albufeira