A Câmara de Lagos (Algarve) vai iniciar o procedimento para a elaboração do Plano de Pormenor do Rossio da Trindade, zona definida como fundamental para a valorização e qualificação da cidade, anunciou hoje a autarquia.

Integrado no Plano de Urbanização de Lagos, o Plano de Pormenor do Rossio da Trindade abrange uma área de 8,75 hectares, compreendidos entre os polivalentes Porta da Vila/quartel dos bombeiros e o edifício do antigo hotel Golfinho, que somam várias categorias de uso do solo, como urbano, equipamentos e zona verde de recreio e lazer.

De acordo com a autarquia, os termos de referência aprovados referem que “toda a zona deve ser reequacionada no sentido de reordenar e renovar uma área central, com o objetivo de introduzir novas funções que reforcem e qualifiquem a centralidade e a animação cultural da cidade”.

O planeamento em pormenor a desenvolver tem como orientações o aproveitamento do desnível topográfico existente entre o campo de futebol da Trindade e a Avenida das Comunidades Portuguesas para a criação de um parque de estacionamento subterrâneo, a edificação sobre a plataforma criada pelo estacionamento subterrâneo que inclua as instalações do equipamento/habitação/comércio/serviços.

As orientações apontam ainda para o reordenamento viário de toda a área envolvente através da clarificação e hierarquização dos acessos rodoviários à Porta da Vila, ao Convento da Trindade, ao Forte do Pinhão e toda a área de D. Ana, bem como a proteção e valorização da mata adjacente ao Clube Esperança de Lagos, integrando-a e dando continuidade ao Parque da Cidade.

Segundo o município, “outra das preocupações e princípios presentes é o da salvaguarda dos valores patrimoniais em presença, designadamente o Convento da Trindade”.

Os trabalhos de elaboração do Plano de Pormenor têm um prazo de 24 meses, havendo lugar a um período prévio de participação pública, de 15 dias, para formulação de sugestões e apresentação de informações sobre questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração.

 

Por: Lusa