Para o Natal de 2018, o centro de informação Europe Direct, localizado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Algarve (CCDR Algarve), propõe nesta época festiva a iniciativa #XmasXchange – Natal também é património

A ideia é encerrar as comemorações do Ano Europeu do Património Cultural propondo uma vivência conjunta do Natal, uma das maiores festividades cíclicas da Dieta Mediterrânica, inscrita na listagem oficial do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com uma série de iniciativas que decorrem de 30 de novembro e 6 de janeiro e, um pouco por todo o Algarve, celebrem o espírito da época e os valores europeus da paz, solidariedade e respeito mútuo.

O Natal da Europa no Algarve pode então ser uma Árvore de Natal com decorações vindas de outros países ou um atelier de doces natalícios ou um festival de música ou ainda uma exposição ou a simples troca de votos num cartão #2019Wishes4EU. Um cartaz conjunto #XmasXchange2018: Natal também é património e um evento de facebook anunciam e animam a iniciativa. Aos voluntários do Serviço Voluntário Europeu da cooperativa Contextos agradece-se a colaboração e o entusiasmo!

Convidámos parceiros locais (associações, embaixadas, escolas, juntas freguesia, lares, clubes…) a propor uma atividade para um determinado dia e hora do mês de dezembro, da sua responsabilidade e animadas pelos mesmos. Entre outras, Responderam positivamente a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Contextos – Cooperativa para o desenvolvimento Económico e Social, a Eurocidade do Guadiana, as bibliotecas municipais de Faro, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António, o Centro Documentação Europeia da Universidade do Algarve, a Erasmus Student Network, o projeto MudAki, a Associação DOINA, a Escola Ucraniana, o Museu Municipal de Faro e o Museu Regional do Algarve.

Na Fortaleza de Sagres, nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro, celebramos neste espírito o 3º aniversário de Sagres - Marca Património Europeu com atividades para todas as idades: Europa nas estórias a celebrar o natal e Pintar a Europa – Exposição e atelier de pintura cidadã.

No âmbito da exposição da Dieta Mediterrânica, patente na CCDR Algarve até 30 de dezembro, organizam-se dois ateliers nos dias 3 e a 18 de dezembro, pelas 16 horas, dedicados às decorações de natal e presépio tradicional e às tradições da gastronomia natalícia, respetivamente, sendo abertos ao público em geral mas sujeitos a inscrição.

Escolas básicas e instituições que trabalham com a primeira infância foram simultaneamente convidadas a participar nas iniciativas: #XmasXchange decorações de árvores de natal, e #2019wishes4EU – troca de cartões com votos para o novo ano! Responderam afirmativamente escolas/ATL de Faro, Budens, Alte e Lagos e o Serviço de Pediatria do Hospital de Faro do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA).

#XmasXchange decorations

É um projeto de troca de decorações de Natal, iniciativa de um Centro Europe Direct no Reino Unido, para o Ensino Básico. As escolas inscrevem-se por correio eletrónico todos os anos em setembro e é-lhes atribuído um grupo de escolas/países com quem trocam decorações e tradições de Natal. Informações e inscrições no europedirect@ccdr-alg.pt

#wishes4Eu

É um projeto de troca de cartões de Natal, iniciativa do Centro Europe Direct do Porto, para o Ensino Básico. As escolas que se inscrevem recebem cartões já endereçados e selados com espaço para desenhar e pintar e escrever votos. Os cartões são todos devolvidos ao Porto e remetidos depois a instituições e redes europeias, eurodeputados, responsáveis de diversas áreas da sociedade. Informações e inscrições no europedirect@ccdr-alg.pt

#CCDRAlgarve #Algarve #EuropeDirectAlgarve #XmasXchange2018 #DietaMediterranica #EuropeForCulture #AnoEuropeudoPatrimonioCultural #AEPC2018 #Cultura #Património #WorldHeritage #XmasXchange #wishes4EU

 

Por: CCDR Algarve / DIPC – Gabinete de Comunicação