A Câmara Municipal de Olhão já tem o seu Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019 aprovados. A Assembleia Municipal votou favoravelmente, por maioria, a proposta apresentada esta semana pelo Executivo liderado por António Miguel Pina. No próximo ano, Olhão terá um orçamento de quase 32 milhões de euros para gerir.

“Temos um parque de habitação social envelhecido que urge restaurar e requalificar. Já o iniciámos, mas há mais a fazer”. Assim justificou o presidente da Câmara Municipal de Olhão o enfoque especial que será dado à habitação no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019. O orçamento para o próximo ano, com um valor de € 31.893.790,00, foi aprovado por maioria (15 votos a favor e 10 contra) na Assembleia Municipal de 26 de novembro.

Para além da habitação social, também a construção a custos controlados será uma prioridade do Executivo no próximo ano. “Consideramos esta medida estruturante porque permitirá a jovens casais adquirirem a sua habitação a preços mais em conta, o que hoje em dia não acontece fruto do aumento do preço das casas que resultou da maior procura que Olhão está a ter”, justificou António Miguel Pina na defesa do Orçamento para 2019, que aposta ainda na requalificação urbana do centro histórico de Olhão.

Outra área que continua a ser prioridade do Executivo liderado por António Miguel Pina em 2019 é a educação, estando previstas melhorias em várias escolas do concelho num investimento superior a 3 milhões de euros. Para além da juventude, desporto e cultura, também o apoio social (reforço da Rede Social Concelhia e implementação da Carta Social do Concelho) e a segurança (novo quartel dos Bombeiros e Polícia Municipal) estarão em destaque.

A ordenação e requalificação de jardins e espaços verdes, nomeadamente em relação à venda ambulante e esplanadas, também terão uma atenção especial em 2019, tal como a sinalética de trânsito e a fiscalização. O turismo, em forte crescimento no concelho, é outra das apostas do próximo orçamento municipal (rotas culturais temáticas e parque de autocaravanas), tal com a melhoria do espaço envolvente ao porto de pesca e da rede de abastecimento de água e saneamento.

A limpeza urbana, uma das bandeiras eleitorais do edil olhanense, terá um reforço no próximo ano: “Vamos aumentar a fiscalização sobre depósitos de lixo extemporâneos e melhorar o plano de recolha dos resíduos sólidos. Temos que estudar a colocação e/ou ampliação de ilhas ecológicas e precisamos de reforçar a frota municipal de recolha de resíduos sólidos urbanos”, revela António Miguel Pina.

 

Por: Município de Olhão