Reconhecimento público e testemunho de voluntários vão marcar a Sessão Solene

Portimão celebra o Dia da Cidade no próximo dia 11 de dezembro sob o mote da Solidariedade e elege esta ocasião como um momento por excelência para agradecer, publicamente, a generosidade e a onda de solidariedade manifestada em prol dos concidadãos afetados pelos grandes incêndios deste verão.

O mês de agosto de 2018 ficará na memória não só daqueles que foram diretamente afetados pelos incêndios, como também de todos os que uniram esforços e contribuíram para o sucesso de uma missão difícil e exigente a nível de apoio logístico e, de sustentação à operação de proteção civil montada, que acabou por revelar um espírito de solidariedade e de mobilização cívica sem precedentes.

“ Portimão Solidário” para com as populações afetadas pelos grandes incêndios deste verão, será um momento marcante da Sessão Solene do Dia da Cidade, que terá lugar a 11 de dezembro, pelas 16h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ocasião em que será feito um reconhecimento público a empresas e instituições que cooperaram nesta missão e alguns voluntários irão também dar o seu testemunho, evocando tantos homens e mulheres anónimos que demonstraram o seu altruísmo, disponibilidade e sentido humanitário.

Esta será também a ocasião de Portimão prestar homenagem e atribuir Medalhas de Mérito Municipal a Pessoas Coletivas e Singulares que contribuíram para o engrandecimento e dignificação do Município de Portimão ou se tenham elevado dos demais pelo reconhecido mérito e, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade ou de serviço público.

As intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Portimão e da Presidente de Câmara farão, como é habitual, parte do programa da Sessão Solene do Dia da Cidade que terá os momentos musicais a cargo da Orquestra de Jazz do Algarve- Special Quartet, composta pelos músicos Hugo Alves no trompete; Luís Henrique no contrabaixo; Paulo Franco na bateria e Alexandre Dahmen no piano.

As comemorações oficiais de Dia da Cidade terão início, pelas 10h00, com o tradicional Hastear das Bandeiras, frente aos Paços do Concelho, com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão, da PSP, GNR e PM- Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve. Recorde-se que Portimão foi elevada a cidade, por decreto lei assinado em 1924 por Manuel Teixeira Gomes, ilustre portimonense e na altura Presidente da República.

O Programa Oficial das Comemorações do Dia da Cidade começa desde já hoje à noite, pelas 21h30, no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, com um Concerto de Piano “ A música levanta as almas até Deus”- a música que vibrava em Manuel Teixeira Gomes, por Laura Quaresma. Um espetáculo multimédia e concerto de piano ao vivo, com repertório de música erudita ao gosto de Manuel Teixeira Gomes (J. S. Bach, Beethoven, Chopin, Liszt, Debussy), projeção de imagens e vídeos do Município de Portimão e narrativa a partir da obra literária de Manuel Teixeira Gomes e de textos poéticos originais de José Alberto Quaresma, especialmente criados para o efeito,  legendados em língua portuguesa, francesa e inglesa.

O mesmo palco do TEMPO irá receber amanhã, dia 1 de dezembro, pelas 16h00,”Música na Cidade”, um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense de angariação de fundos com bilhetes à venda no local e em www.bol.pt

No dia 6 de dezembro, no âmbito das bodas de prata da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes será entregue, neste local, o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes com a participação especial do Grupo O Teatro da Caverna, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes que também comemora os seus 25 anos de existência.

A inauguração da exposição “Lugares, Paisagens, Viagens” pelas 18h00, no Museu de Portimão irá marcar a agenda de dia 8 de dezembro. Esta exposição, realizada através da parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, junta num diálogo complementar, obras que sugerem um discurso artístico, estético, cultural e geográfico, que convida à descoberta de novas e imprevistas “viagens” estimuladas pela diversidade dos artistas reunidos e das suas formas de expressão. 

O concerto comemorativo do Dia da Cidade terá lugar na noite de 10 de dezembro, pelas 21h30 no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão pela Banda Sinfónica da  GNR, com entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete no local.

O dia 12 de dezembro será marcado pelo lançamento do livro “ Um Algarve com Sentidos” de Carlos Alberto Osório. Esta obra é composta por duas partes distintas, a primeira é uma fotobiografia sobre a vida e obra multifacetada de Júlio Bernardo, onde se incluem diversos documentos do espólio familiar do artista , com um foco particular na sua relação com a cidade de Portimão e a evolução desta ao longo da sua vida. A segunda parte do livro e a principal, consiste na publicação de cerca de 33 fotografias inéditas de Júlio Bernardo, acompanhada de 120 quadras originais do poeta popular portimonense  Nautílio Martins escritas para o efeito.

No sábado, 15 de dezembro, pelas 16h00, será inaugurado um novo Centro Comunitário no bairro Pontal que vem dar resposta à necessidade de criar uma estrutura física de apoio à população residente, maioritariamente envelhecida que passará a ter um espaço privilegiado de encontro, onde poderá usufruir de um conjunto de atividades que irão fomentar novas de viver e estar, através de acesso a informação, de animação, motivação, conhecimento, afeto e responsabilização da comunidade.

Portimão recebe também nessa tarde, pelas 15h30, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes o espetáculo interativo sobre alterações climáticas- “ Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?” dinamizado no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação à Alterações Climáticas da AMAL, com o objetivo de sensibilizar as comunidades locais para a temática das Alterações Climáticas. Combinando elementos de produção própria, segmentos de filmes documentais existentes e técnicas de modalidade teatral este é um espetáculo interativo, cujo intuito é transmitir conteúdos sobre as Alterações Climáticas, de forma animada e descontraída.

No dia 16 de dezembro tem lugar a Gala do Desporto onde, como já é habitual, se presta homenagem aos Campeões Portimonenses na época 2017/2018, com a entrega de prémios aos atletas portimonenses que a nível individual ou coletivo tenham obtido títulos federativos internacionais, nacionais ou distritais, quer em representação das seleções nacionais, quer em representação dos clubes, escolas ou universidades em que se encontram filiados. Este será também o momento para desvendar um pouco mais sobre o que será em 2019, “ Portimão Cidade Europeia do Desporto”.

O Associativismo, como já é habitual, marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e por estes dias dinamiza muitas das manifestações desportivas, culturais e lúdicas programadas e que marcam as Festividades destas comemorações.

 

Por: CM Portimão