Tavira foi um dos 47 municípios distinguidos com o galardão ECO XXI 2018, o qual foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no dia 29 de novembro, em Estarreja, num reconhecimento pelo trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciado na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

A edilidade tem sido reconhecida, desde 2005, data do início do projeto. Este ano voltou a superar os objetivos definidos e conquistou a bandeira, a medalha e o diploma de boas práticas.

Entre os 21 critérios de ponderação, Tavira destacou-se nas áreas de implementação do Programa Bandeira Azul, Certificação em Sistemas de Gestão da Qualidade, Áreas Classificadas, Ordenamento do Território e Ambiente Urbano, Qualidade da Água para Consumo Humano e Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos.

A avaliação, realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECO XXI, incide nas áreas ambiental, social e económica. Os indicadores vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, pela gestão de resíduos e saneamento, pela mobilidade e ordenamento do território e, ainda, pela participação pública, emprego e informação.

 

Por: Município de Tavira