O Comando Territorial de Faro, através do seu Núcleo de Investigação Criminal, ontem, dia 3 de dezembro, deteve cinco homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, por furto de dezenas de veículos, na zona algarvia.

No âmbito de uma investigação a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro, que decorria desde setembro, a GNR deteve estes indivíduos que constituíam um grupo suspeito de ser pelo furto de cerca de 40 veículos provenientes de empresas de rent-a-car e de aluguer de autocaravanas, bem como de oficinas de reparação de veículos, tendo sido recuperados, ao longo da investigação, 22 veículos furtados. Existe ainda a suspeita que alguns dos veículos foram levados para Espanha ostentando matrículas falsas.

A investigação culminou com a realização de uma operação policial nos concelhos de Olhão e de Tavira, dando-se cumprimento a quatro mandados de detenção e a doze mandados de busca, dos quais quatro a residências, dois a empresas e seis a veículos, resultando na apreensão de:

·         Nove veículos, destes cinco eram furtados;

·         Uma autocaravana furtada;

·         Um veículo desmantelado furtado;

·         Diversas chaves e documentação de veículos;

·         Várias chapas de matrícula, nacionais e estrangeiras;

·         Diversas ferramentas elétricas;

·         137 doses de haxixe;

·         Dez doses de cannabis;

·         Dois moinhos de trituração de estupefaciente;

·         Uma balança digital;

·         Vários passa-montanhas e luvas;

·         Duas câmaras de videovigilância;

·         Dois walkie-talkie;

·         Uma catana;

·         Um taco de baseball;

·         Nove telemóveis;

·         1 540 euros em numerário.

Os indivíduos são ainda suspeitos de terem realizado um roubo na via pública e de traficarem estupefacientes na zona algarvia.

No âmbito do processo foi ainda constituído arguido um homem, de 55 anos, pelo crime de recetação.

Os detidos estão, neste momento, a ser presentes ao Tribunal Judicial de Faro.

 

O material apreendido estará exposto para recolha de imagens nas instalações do Posto Territorial de São Brás de Alportel, sito no sítio da Calçada, E.N. 270 - São Brás de Alportel (37.153130, -7.896968), a partir das 15:30 horas do dia de hoje, estando presente no local o Oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Faro, major Paulo Santos, para efetuar reportagem e prestar esclarecimentos.

 

Por: GNR Faro