O Município de Silves assinou no dia 7 de dezembro, o Acordo de Cooperação para a Criação de Redes Intermunicipais de Bibliotecas (BIBAL).

O Acordo foi celebrado entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Universidade do Algarve (UAlg) e a Comunidade Intermunicipal (AMAL) representando os dezasseis municípios da região: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

De salientar que este acordo faz parte de uma estratégia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que pretende assim, consolidar o trabalho desenvolvido por muitos municípios, e ajudar outros que ainda não reúnem as condições ideais dos serviços de leitura pública que todos desejamos, indo ao encontro das necessidades particulares das comunidades regionais, através do apoio à criação de um conjunto diversificado de competências, recursos e serviços. Pretende-se ainda, envolver outras instituições relevantes para a comunidade (Universidade do Algarve), atuando numa lógica de rentabilização e otimização dos recursos da região.

Refira-se que esta proposta decorre da estratégia da DGLAB de apoio à constituição de redes intermunicipais de bibliotecas e do empenho do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Algarve, com o apoio da AMAL.

Com a sua assinatura, o município de Silves reforça a sua estratégia de qualificação dos serviços da biblioteca, através de ações de disponibilização e atualização dos diferentes recursos e serviços, de forma cooperativa, articulada e em rede, mas também consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores, com interesses e necessidades diferenciadas.

 

Por: CM Silves