Foi recentemente apresentado aos agentes desportivos locais o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Concelho de Lagos (PEDD), um instrumento de planeamento que concretiza a política do Município nesta área e que norteará os projetos e ações a desenvolver até 2021.

A sessão, conduzida pelo Vice-Presidente da autarquia, Hugo Pereira, contou com uma forte adesão dos agentes desportivos, nomeadamente representantes de agrupamentos de escolas, empresas, clubes e/ou associações desportivas.

Para o executivo municipal, o desporto em Lagos é “uma ferramenta de coesão social, que cria e distribui de forma equilibrada recursos e oportunidades entre os cidadãos, e que os acompanha ao longo da sua vida enquanto projeto contínuo”, sendo vontade política que o mesmo seja desenvolvido de forma universal, com parcerias, dirigida a todos os segmentos da população, enquadrada numa oferta desportiva coesa, inovadora e adaptada à realidade do Município.

Na apresentação deu-se conta do que já se fez, do que se está a fazer, e do que falta concretizar nesta área, correspondentes às 3 partes de desenvolvimento do PEDD, plano este que resultou de uma opção política: PARTE I / Onde estamos? - que consistiu na criação de um instrumento de gestão e planeamento desportivo para o concelho (tendo em conta uma prévia análise e diagnóstico do mesmo); PARTE II / Para onde queremos ir e com quem vamos? - no âmbito da qual se procedeu à apresentação do que se tem feito e à auscultação das entidades parceiras com vista à definição de linhas de orientação desportiva estratégicas; e PARTE III / Como lá chegar? - acompanhando e monitorizando a evolução desportiva no concelho.

O Plano Estratégico agrupa os projetos e as ações a desenvolver em torno de quatro eixos de intervenção, cada um dos quais procurando alcançar objetivos específicos, a saber:

EIXO 1 – Mais e Melhores Praticantes: Aumentar os índices de participação desportiva ao nível da prática desportiva federada e de lazer, e aumentar os níveis de desempenho motor dos atletas/praticantes;

EIXO 2 – Mais iniciativas desportivas em época baixa: Apoiar e promover mais iniciativas desportivas, combatendo a sazonalidade e promovendo um desenvolvimento desportivo sustentável para a economia local;

EIXO 3 – Melhores espaços desportivos de recreio e de lazer ao ar livre: Melhorar os espaços desportivos e percursos pedestres existentes;

EIXO 4 – Parcerias mais dinâmicas e mais coesas: Garantir as parcerias existentes e promover novas, com a criação de produtos/pacotes de oferta desportiva a custos acessíveis e/ou a promoção de eventos que por si só a autarquia não conseguiria desenvolver.

 

Para o incremento da oferta desportiva no concelho (a nível escolar, da saúde, do lazer/tempos livres e do desporto-turismo), o Município pretende continuar a apoiar criteriosamente o movimento associativo local e apostar também em sinergias com parceiros privados. Os grandes objetivos até 2021 são tornar Lagos uma cidade de referência ao nível do Desporto Federado e de Lazer e apostar na qualidade de vida da população.

 

Por: CM de Lagos