Por entender que a educação artística é um pilar fundamental para a formação plena das crianças e jovens, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel iniciou em 2018 uma parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, que possibilitou a criação de um programa de visitas à Rede de galerias municipais, dirigido às crianças das escolas do concelho.

Para cada exposição, de acordo com a especificidade do tema e da manifestação artística apresentada, e da disponibilidade do artista, são disponibilizadas oficinas criativas infantis que complementam a visitadas das turmas escolares e tornam esta experiência ainda mais enriquecedora.

Ao longo do ano de 2018, a Galeria Municipal de São Brás de Alportel já recebeu a visita de mais de uma dezena de turmas.

Pintar caixas de pizza moldar flores e até fazer tecelagem num tear a sério são exemplos de atividades realizadas pelos mais pequenos, nestas oficinas criativas, que traduzem a arte por miúdos, constituindo experiências únicas, muito enriquecedoras para o seu processo de desenvolvimento.

Para 2019, o ciclo de exposições ora apresentado dá continuidade a este programa, com uma ampla oferta de atividades.

As atividades são marcadas de acordo com o interesse demonstrado pelos professores das várias turmas e a disponibilidade dos artistas de cada exposição.

Uma iniciativa que faz a ponte entre a cultura e a educação, tendo por objetivo promover o contacto das camadas mais jovens com os vários espaços culturais do concelho e as diferentes manifestações artísticas.

 

Por: CM de São Brás de Alportel