O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de Joaquim Romero Magalhães, professor e antigo secretário de Estado.

“Manifesto o meu pesar pelo falecimento do Prof. Joaquim Romero Magalhães e apresento as condolências à Família e Amigos”, lê-se numa nota publicada na página oficial da Presidência da República.

Antigo comissário-geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1999-2002) e ex-secretário de Estado da Orientação Pedagógica, Joaquim Romero Magalhães morreu hoje em Coimbra, aos 76 anos.

Foi também presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), durante oito anos, nas décadas de 1980 e 1990.

Natural de Loulé (distrito de Faro), onde nasceu em 1942, Joaquim Romero Magalhães foi distinguido, em 12 de dezembro deste ano, pela Universidade do Algarve, que lhe atribuiu o título de doutor 'Honoris Causa’.

Romero Magalhães, que viveu em Loulé e Faro até aos 17 anos, licenciou-se em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1967, foi docente do ensino liceal e professor catedrático da FEUC, onde se doutorou.

Deputado à Assembleia Constituinte da República Portuguesa, eleito pelo PS, em 1975 e 1976, Joaquim Romero Magalhães foi autor de uma vasta obra, tendo coordenado o volume “Alvorecer da modernidade”, da História de Portugal dirigida por José Mattoso, e publicado obras como “Vem aí a República! 1906-1910” ou “O Algarve económico durante o século XVI”, que lançou já em dezembro deste ano.

Na nota o Presidente da República lembra o percurso de Romero Magalhães, a sua contestação ao antigo regime enquanto estudante, o ter sido secretário de Estado e presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, e a sua ligação à Universidade.

E recorda ainda que a Universidade do Algarve lhe atribui há semanas o doutoramento 'Honoris Causa'.

 

FP (JEFF) // EL

Lusa