A Cortelha volta a assistir à recriação da Matança do Porco que por esta altura do ano é tradição na Serra do Caldeirão.

No próximo dia 13 de janeiro realiza-se mais um Passeio Pedestre temático na Cortelha, tendo como pano de fundo toda a envolvência associada a esta tradição secular.

Na Serra do Caldeirão vive-se por estes dias a tradição da matança do porco e da feitoria das saborosas chouriças. Depois de um ano a criar e a alimentar os seus porcos, chegou o frio e de forma a poderem extrair o sustento para mais um ano, os habitantes do interior do concelho de Loulé, cumprem em suas casas as habituais matanças de porco, que mais não são dias de muito trabalho, mas também de convívio entre familiares e amigos.

Esta tradição constituiu no passado uma importantíssima forma de subsistência para as gentes do interior algarvio, proporcionando alimentos que podiam ser armazenados e consumidos durante o ano.O ritual da “matança” desenvolvia-se ao longo de vários dias e dele fazia parte um forte convívio social, entre familiares e amigos. O ritual da “matança” desenvolvia-se ao longo de vários dias e dele fazia parte um forte convívio social.

Com o objectivo de presentear os participantes de mais um Passeio Pedestre com as tradições serranas por vezes desconhecidas de outros locais mais a litoral, a Associação dos Amigos da Cortelha volta a recriar a Matança do Porco, com uma encenação das habituais tarefas que neste dia são desempenhadas pelos homens e mulheres serranos.

Assim no próximo dia 13 de Janeiro, volta se a realizar o habitual Passeio Pedestre da Matança do Porco, onde os participantes poderão deslumbrar-se com as belas paisagens que a Serra do Caldeirão oferece nesta altura do ano, com um percurso de aproximadamente 11 kms e com a partida a ser dada pelas 09h30, mas sendo necessário confirmarem a sua inscrição a partir das 08h30. Ao longo do percurso os pedestrianos poderão observar algumas das rotinas que até há bem pouco tempo faziam parte do quotidiano das gentes da serra algarvia e no final são todos prendados com um pequeno repasto de iguarias associadas à “Matança do Porco”.

A organização prestará também um apoio constante aos participantes, com a distribuição de águas, fruta e bolos. Após os participantes degustarem o lanche serrano, poderão passear-se pelo Mercadinho Serrano que se realiza no Largo da Associação.

Esta actividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

 

Associação dos Amigos da Cortelha