Treze médicos internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar, do concurso para Internato Médico 2018 – Formação Especializada, que iniciam a sua formação este mês nas unidades de cuidados de saúde primários dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da Administração Regional de Saúde do Algarve, foram recebidos esta quarta-feira,...

... 2 de janeiro, na sede da instituição, numa sessão de receção de boas vindas, com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, da Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar do Algarve, Maria Gonzalez Mora, da Diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve e Presidente da Comissão Regional de Internato Médico do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, e dos respetivos orientadores.

No decorrer da sessão, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, felicitando os novos internos por terem escolhido o Algarve para realizarem o internato, realçou o papel fundamental que a especialidade de Medicina Geral e Familiar assume atualmente na prestação de cuidados de saúde.

Na sua intervenção, Paulo Morgado, traçando uma breve perspetiva da evolução dos cuidados de saúde primários na região nas suas principais áreas de intervenção, destacou a importância da aposta nos cuidados de saúde de proximidade à população, dando alguns exemplos de projetos atualmente em curso na região, nomeadamente, o projeto das dez Unidades de Saúde Móveis Proximidade (USMP), cuja implementação vai beneficiar os utentes mais idosos, mais vulneráveis e residentes em territórios rurais de baixa densidade e garantir uma prestação de cuidados de saúde de proximidade modernizada junto destas populações algarvias.

A terminar, o Presidente da ARS Algarve, deixou a garantia de que terão todo o apoio e o acompanhamento necessário da parte da ARS Algarve durante o percurso formativo que agora iniciam na região, lançando o convite para que no final da sua formação optem por ficar e seguir o seu percurso profissional na região do Algarve.

Dos treze médicos internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar, oito irão realizar a sua formação no ACeS Central, três no ACeS Sotavento e dois no ACeS Barlavento

 

Por: ARS Algarve