O município de Lagos decidiu atribuir um subsídio, no valor de 2.250,00€, à Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio com vista à sua participação no Workshop Poole Symphonic Band, a realizar, no próximo mês de abril, em Poole (Reino Unido), uma cidade costeira/portuária e turística situada no sul da Inglaterra que apresenta em comum com Lagos uma história rica, dinamismo cultural e artístico, assim como praias extensas e limpas.

Quinze elementos da Banda Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio terão assim a oportunidade de visitar a referida cidade e de participar no Workshop promovido pela Poole Symphonic Band, aprofundando conhecimentos musicais e consolidando os laços de amizade que unem as duas entidades, em resultado da participação em eventos congéneres realizados em 2014 (em Poole), 2015 e 2018 (em Lagos).

O subsídio agora concedido integra-se no Programa Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural que tem vindo a ser implementado anualmente, integrando uma componente financeira.

Merece referir que a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio é uma das mais antigas e respeitadas associações culturais do concelho de Lagos. Fundada em 1931, foi reconhecida como Coletividade de Utilidade Pública em 17 de Setembro de 1988 e agraciada com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata em 27 de Outubro de 1991 como reconhecimento pelo seu trabalho no âmbito sociocultural. Em 1 de Maio de 2006, ao completar 75 anos de existência recebeu a Medalha de Mérito Associativo – Grau Prata, atribuída pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, da qual é associada. O papel mais importante desempenhado pelas filarmónicas nas comunidades – a que a Filarmónica Lacobrigense não é exceção – respeita (…) à formação musical, constituindo “uma rede paralela de escolas de música em todo o país”. (*)

(*) in http://delagos.pt/fototeca
 

Por: Município de Lagos