Esta sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe a apresentação de «A Mamã Está Triste – Como Explicar a Depressão Parental a uma Criança», de Carla Vicente e Margarida Caria.

Este livro, apoiado pela Aisma – Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve, é um projeto que pretende atuar no sentido preventivo, dirigido especificamente a crianças, jovens e famílias que se debatem diariamente com a doença mental no seio familiar. Quando uma mãe ou um pai vivenciam uma depressão clínica, as crianças sentem-se tristes e confusas. Este livro interativo pode ajudar a: explicar a depressão e o seu tratamento de um modo simples que a criança entenda; reassegurar a criança que a sua mãe ou pai pode melhorar; explorar as várias emoções sentidas pela criança, ajudando-a a expressá-las e entendê-las; sugerir ideias práticas para lidar com a depressão parental; e atuar como prevenção para minimizar o risco de depressão infantil.

Carla Isabel Vicente é Psicóloga na área clínica, especializada em Necessidades Educativas Especiais. Trabalhou em escolas públicas e privadas, em Portugal e Angola. Faz parte da Aisma – Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve, como vice-presidente e trabalha com crianças, jovens e famílias, a nível particular. Do trabalho desenvolvido nasce o projeto “A Mamã está Triste”, em parceria com a artista plástica Margarida Caria, dirigido a crianças e jovens que convivem diariamente com a doença mental no seio familiar, e apresentam um maior risco de desenvolver problemas comportamentais, educativos ou sociais.

Maria Margarida Fonseca Caria é Artista Plástica. O desenho e a pintura sempre fizeram parte da sua vida. Ainda na adolescência, entrou no mundo das artes através de cursos e formações em vertentes diferenciadas, desde a pintura em tela, a arte vitral até à tradicional azulejaria. Pertence à direção da Aisma – Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve, estando à frente do Departamento de Artes. Nasce em 2017 o desafio de ilustrar o livro “A Mamã está Triste”, em parceria com a psicóloga Carla Isabel Vicente, uma vertente que, apesar de inexplorada, foi aceite com entusiasmo, aportando vida, cor e dimensão às palavras deste projeto.

Esta apresentação tem entrada livre.

 

Por: CML/GAP /RP