Sexta, 19 de Abril de 2019 |
ENSEMBLE DE FLAUTAS DE LOULÉ ASSINALA 24 ANOS DE EXISTÊNCIA COM CONCERTO

11:20 - 16/01/2019     117 visualizações LOULÉ
Imprimir
Comemora-se, este ano, o 24º Aniversário do Ensemble de Flautas de Loulé, um agrupamento formado por alunos do Conservatório de Música de Loulé e da Escola de Música Artistas de Minerva. Sob a direção da professora Ana Figueiras, o Ensemble marcará esta ocasião com um concerto que terá lugar no próximo dia 9 de fevereiro, pelas 19h00 na Igreja de São Francisco, em Loulé.

Este momento musical contará com a presença de vários grupos do Ensemble de Flautas, bem como da classe de cravo do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, sob a direção da professora Elsa Mathei.

O repertório interpretado irá abranger os períodos renascentista e barroco, através de peças para consorts de flautas e cravo solo de compositores bem conhecidos, como Susato, Telemann, Bach, entre outros.

O Ensemble de Flautas foi constituído em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado e esteve sob a sua direção até 2015, altura do seu falecimento. A dar continuidade à direção do Ensemble de Flautas está, desde outubro de 2015, a professora Ana Figueiras, no Conservatório de Música de Loulé.

O grupo tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas – como sucedeu em Alte, Boliqueime, Loulé, Querença, Salir, Quarteira, Tavira, Lagoa – e noutros espaços culturais: Casa da Cultura e Galeria de Arte do Convento Espírito Santo em Loulé, Museu Arqueológico Infante D. Henrique, em Faro, Escola Superior de Educação de Setúbal, Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, Instituto Superior Afonso III, em Loulé.

Por outro lado, o agrupamento tem participado em diversos eventos: no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé, em março 2008, em momentos musicais integrados no Festival MED desde 2008 até 2018, bem como no Festival Clássica em Cacela 2009. Esteve também em concerto no Convento dos Remédios em Évora e na Igreja de San Alberto em Sevilha. Realizou, em 2016, um concerto conjunto com o cantor Sérgio Godinho, no Cine-Teatro Louletano.

Gravou até ao momento três CDs, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste Concelho.

A revista americana “American Recorder“ e a revista inglesa “The Recorder Magazine”, publicações especializadas em flauta de bisel, publicaram, respetivamente, em janeiro e março de 2003, artigos sobre a participação do Ensemble no IV Encontro de Música Antiga de Loulé.

Apresentou-se recentemente em Lisboa, em representação do Conservatório de Música de Loulé, e prepara-se para realizar um concerto no Conservatório de Música de Sevilha no próximo dia 18 de fevereiro.

 

Por: CML/GAP /RP 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos