A programação da iniciativa Loulé Criativo arranca em força no mês de fevereiro com algumas atividades que tiveram imenso sucesso no ano transato.

Assim, mais uma vez, o projeto associa-se à Casa da Tita e propõe um passeio no campo para apreciar as amendoeiras em flor, assim como um workshop dedicado às plantas e aos doces e licores regionais, no dia 23 de fevereiro, das 9h00 às 17h00.

Com esta atividade, pretende-se que os participantes testemunhem o encanto do interior do Concelho de Loulé na época das amendoeiras em flor e que aprendam a confecionar os tradicionais carriços de amêndoa, assim como os inebriantes licores de fruta tão apreciados na região e produzidos desde há muito no Concelho de Loulé. Haverá igualmente a oportunidade de conhecer as propriedades das plantas e ervas do campo, com uma pequena sessão de fitoterapia.

Esta é uma oportunidade para experimentar um agradável passeio no campo, conhecer lendas e contos locais, assim como realizar uma atividade gastronómica. O participante poderá conhecer o ciclo do tratamento da amêndoa, e desfrutar de um almoço na Nave do Barão, saboreado num espaço único, rodeado pela beleza da Natureza.

Em fevereiro, o Loulé Criativo também se juntou a Bernadete Martins para mais um ciclo de workshops de olaria, ministrados na Oficina do Barro, em Loulé. Nos dois primeiros sábados do mês, os mais pequenos poderão dar asas à sua criatividade e aprender diversas técnicas de moldagem do barro para recriar peças únicas e personalizadas. No dia 16 de fevereiro, a proposta da artesã é também dirigida aos adultos e consiste num momento dedicado à tradicional pintura de azulejos.

Para o São Valentim, a gastrónoma Ana Figueiras apresenta uma reedição da sua atividade “Romantismo à Algarvia”, com um cardápio recheado de saborosos pratos tradicionais, a confecionar a dois.

Refira-se que o Município de Loulé, através da iniciativa Loulé Criativo, convida ainda todos os locais e visitantes a participar em atividades repletas de tradição e saberes milenares. A programação é variada e conta com workshops dedicados à confeção de compotas de frutas, à recriação de platibandas com pigmentos naturais, aos bombons com sabores locais e muitas mais atividades que, com certeza, serão do agrado de todos.

Os workshops são ministrados em Inglês e Português e as inscrições podem ser feitas em http://loulecriativo.pt/pt/turismocriativo/experiencias.

Mais informações em loulecriativo@cm-loule.pt  ou 289 400 894.

 

Por: CML/GAP /RP