O Município de Albufeira e a Associação de Atletismo do Algarve promoveram uma conferência de imprensa para apresentação do 42º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor.

A vontade é ver as Açoteias repleta de público. O calendário das provas levará à Pista das Açoteias mais de 4 mil atletas. Só a Taça dos Clubes Campeões Europeus em Atletismo contará com 63 equipas de 23 países, ou seja “a maior prova de sempre”, conforme referiu o Presidente da AAA, Jorge Santos.

Na presença de diversos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira iniciou a conferência de imprensa de apresentação do 42º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, a ter lugar no dia 3 de fevereiro, na Pista Internacional das Açoteias. A sessão teve lugar na passada 3ª feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e José Carlos Rolo fez questão de lembrar alguns dos grandes nomes do Atletismo português, nomeadamente os que se sagraram campeões nos Jogos Olímpicos, como Fernando Mamede, Rosa Mota, Carlos Lopes, Aurora Cunha “e, muito especialmente, o Prof. Moniz Pereira, um homem notável, por todos conhecido como o Sr. Atletismo. A qualquer hora do dia que nos desloquemos às Açoteias, vemos pessoas a praticarem esta modalidade, seja como treino ou por mera preparação física. Isso alegra-nos, posiciona-nos em destaque como um lugar privilegiado, a nível mundial para a prática deste desporto.”

As respostas às questões dos diversos jornalistas presentes prometem fazer da edição deste ano um momento especial. A prova volta a incluir a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato, na sua 56ª edição, a qual, segundo assegurou Jorge Santos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve terá a “maior participação de sempre”. Em competição estarão 63 equipas distribuídas por 20 equipas de seniores masculinos, 16 de seniores femininos, 16 de juniores masculinos e 12 de juniores femininos. Destaque para os representantes de Portugal, o S.L. Benfica com 10 atletas de Sub 20 femininos e o Sporting C.P. com 30 atletas divididos por Sub20 femininos e seniores masculinos e femininos.

Custódio Moreno, diretor Regional do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), salientou por seu turno que a Pista das Açoteias “é de longe a melhor pista mundial para a prática do corta-mato”, acrescentando ainda que “o corta-mato não perdeu importância, nem desapareceu do mapa. A questão é que já não há só o corta-mato e o atletismo para dar alegrias aos portugueses” e que “no Algarve já ultrapassámos os mil atletas federados”.

 

Por: CM Albufeira