MUITO MAIS QUE EVENTOS DESPORTIVOS

O Museu de Portimão apresenta até 24 de fevereiro a exposição “O Desporto na Filatelia Portuguesa”, integrada no programa Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED). 

A mostra, composta por parte da coleção do Museu Nacional do Desporto, cobre 120 anos de emissões filatélicas nacionais sob a temática desportiva e foi inaugurada no passado dia 19 de janeiro, na presença de cerca de 70 pessoas, entre as quais vários colecionadores, também atraídos pela apresentação do inteiro postal e carimbo alusivo à CED 2019, desenvolvido pelos CTT.

Este momento filatélico contou com a presença do diretor regional dos CTT, Vítor Sebastião, do presidente da AFAL – Associação Filatélica Alentejo-Algarve, Elídio Pires Santos, de um representante da Federação Portuguesa de Filatelia, de Custódio Moreno, diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, acompanhada pela vereadora da Cultura, Teresa Mendes.

Os selos expostos evocam alguns dos eventos mais representativos, instituições e individualidades que marcaram o fenómeno desportivo português desde os finais do século XIX até à atualidade, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão/Museu de Portimão e CTT – Secção de Filatelia, em colaboração com a AFAL.

 

CONCURSO DE MONTRAS

Entre 11 e 20 de janeiro, realizou-se nas principais artérias de comércio local o concurso de montras “Portimão - Cidade Europeia do Desporto”, que teve a participação de 16 empresas, numa iniciativa dinamizada pela ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, em comunhão com a Câmara Municipal de Portimão.

A loja “Fanatik” alcançou o primeiro lugar, seguida no pódio pelos estabelecimentos “Flor Tropical” e “Óptica Algarve”, na sequência da avaliação feita pelo júri do certame, composto por Custódio Moreno, em representação do IPDJ, Ana Fernandes, diretora executiva da ACRAL e Ana Lucas, chefe de Divisão do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portimão.

Foram critérios de avaliação dos estabelecimentos participantes a relação das suas decorações com o tema do concurso, o facto de exibirem montras apelativas, a utilização de materiais próprios e a harmonia e estética de cada conjunto. Extraconcurso, também a decoração das montras do Balcão Único de Portimão ao longo deste ano irão acompanhar a dinâmica da CED.

Os prémios são compostos por ‘vouchers’ de inscrição e anuidade gratuita numa das classes municipais a funcionar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, no Complexo Desportivo de Alvor e no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande.

Tanto a mostra filatélica como o concurso de montras são exemplos de como a vasta programação da CED 2019 vai muito além dos eventos desportivos, pretendendo envolver a sociedade local no projeto, nos mais diversos níveis de atividades e interesses.

 

Por: CM Portimão