Para o Bloco é fundamental aumentar a habitação de propriedade pública e garantir cidades vividas, edificado mantido e pessoas com casa assegurada, pelo que é urgente discutir uma política estrutural para a habitação que reconheça os graves problemas no setor, os quais se acumulam há décadas.

O Bloco, no recente debate da proposta de Lei de Bases para a Habitação, propôs aumentar a resposta pública, e um novo modelo de ação em que um qualquer Governo tem de ter um papel preventivo antecipando, e penalizando o abandono do edificado, corrigindo desta forma situações que conduzem à precariedade habitacional, e, por outro lado, erradicar casos que levam à condição de despejo.

A habitação deve ser reconhecida pela sua função social, e é a garantia de vários outros direitos, como a saúde e a educação, mas também o emprego e a mobilidade. Se não garantirmos este direito, estamos a descurar toda uma política pública, pelo que está na hora da necessária alteração estrutura que reconhece o papel central da habitação na vida das pessoas. O Bloco de Esquerda estará presente.

Neste contexto, a Comissão Coordenadora Distrital do Algarve e a Coordenadora Concelhia de Faro do Bloco de Esquerda organização esta sexta-feira, dia 25 de janeiro, audição pública com o tema "Habitação: um direito de todos. A iniciativa tem lugar pelas 18h, no Clube Desportivo da Atalaia, em Faro Rua (Raul de Matos - ao lado do Banco Alimentar - ver no mapa), e junta os deputados da Assembleia da República Pedro Soares e João Vasconcelos, mais os autarcas municipais Augusto Taveira (Assembleia Municipal de Faro) e Joaquim Gomes (Assembleia da União de Freguesias de Faro) para um encontro com o moradores desta zona de Faro e todos os farenses.
 

Por: Bloco de Esquerda Algarve