São cerca de 4M € euros, o valor do investimento previsto para a área da água e do saneamento do Município de Albufeira neste novo ano.

Já informamos que no casco antigo da cidade (Praia do Peneco, zona do Beato Vicente, Praça dos Pescadores e Rua Cândido dos Reis) serão investidos este ano cerca de 1.5M de euros. Agora, damos-lhe conta dos concursos públicos que estão a decorrer para esta área, bem como das obras já finalizadas.

No capítulo das águas e saneamento, como já demos conta, o Município de Albufeira está a investir cerca de 4 milhões de euros em diversas áreas do concelho. Algumas obras estão em curso e para outras foram abertos concursos públicos, no valor de mais de 1 milhão de euros. O Presidente do Município, José Carlos Rolo, está confiante de que “as novas obras vão melhorar bastante a qualidade de vida dos albufeirenses“ e segundo a Vereadora Cláudia Guedelha, responsável pela área das Águas e Saneamento, estes concursos “estão a decorrer segundo os trâmites habituais e estão no bom sentido, pelo que em breve alguns desta longa lista de concursos que decorrem deverão operar efeitos”.

Um desses concursos é referente à empreitada para execução de coletores e ramais de águas residuais e pluviais 2018-2019 (213.250,00 euros + Iva). Outro investimento de vulto é o que diz respeito à limpeza de coletores das redes de águas residuais e pluviais, até ao limite de 300 mil euros e que abrange todo o concelho.

Também já lançado, está o ajuste direto destinado ao Plano de Monitorização Hidráulica e Ambiental e Sistemas de Aviso da Drenagem Urbana do Concelho de Albufeira, igualmente incluído no PGDA. Quanto à Desinfeção e Desincrustação de Reservatórios e Estações Elevatórias de Água de Abastecimento, as ações já começaram e significam um investimento de 8.898,50 euros + Iva.

Enquanto isso, encontram-se já finalizadas um conjunto de empreitadas que totalizam cerca de 540 mil euros. São elas: a ampliação da rede geral de abastecimento de água - Subsistema Sul Poente – 1ª fase: Ribeira Espiche (zona da Guia), no valor de 50.000,00 euros+ Iva; a empreitada da execução de remodelação de rede de águas residuais pluviais de Albufeira-zona das Texugueiras, num investimento de 54.500,00 euros + Iva; Empreitada de requalificação da linha de água da Praia Maria Luisa - 1ª fase, por 101.260,11 euros + Iva; Remodelação da rede geral de abastecimento de água – Rua do Sol, em Ferreiras, por 68.500,00 euros + Iva; a empreitada de execução da rede de águas residuais domésticas - Solar do Castelo, no valor de 90.000,00 euros + Iva; o ajuste direto para fornecimento e montagem de autómato na Estação Elevatória de Águas Residuais da Orada, no valor de 9.961,20 euros + Iva; a empreitada de execução de ramais de fornecimento autómato na Estação Elevatória de Águas Residuais da Orada, no valor de 9.961,20 euros + Iva; a empreitada de execução de ramais de fornecimento de água, por 26.300,00 euros + Iva; a empreitada de execução de reparação de roturas em condutas e ramais da rede de abastecimento de água do concelho de Albufeira, obra que ficou por 115.255,00 euros + Iva, e ainda as empreitadas referentes às redes de águas residuais pluviais na Rua Antero de Quental, cujo investimento foi de 24.000,00 euros + Iva.

Ainda a decorrer, está o concurso público para a execução de coletores e ramais de águas residuais e pluviais 2018-2019, pelo valor de 213.250,00 euros + Iva. Também para a empreitada de Ampliação da Rede de Abastecimento de Água no Caminho do Monte Velho (valor base de 15.113,72 euros+ Iva), foi já aberto o respectivo concurso público.

Sobre estas obras, a Vereadora Cláudia Guedelha diz estar convicta que “vai melhorar a vida das populações” e sobre Ferreiras, adianta já estarem concluídas as obras efetuadas no Beco do Disco (8.750 euros + Iva) e na Rua da Alegria (54.624,36 euros + Iva).

 

Por: CM Albufeira