Iago Bebiano e Ana Bebiano alcançam o 2º lugar absoluto 15 pódios para o KCCA

Durante os dias 26 e 27 de janeiro teve lugar a VI edição do Troféu Diogo Lopes. Trata-se de uma prova de triatlo que engloba as modalidades de natação, corrida e canoagem e que permite aferir o nível de treino de inverno dos atletas.

O troféu contou com a participação de cerca de 140 atletas em representação de sete clubes. O KCCA venceu a competição.

A prova de natação decorreu na tarde de dia 26 nas Piscinas Municipais de Lagoa. A prova de canoagem aconteceu no Rio Arade, com partida e chegada no Hotel Riverside e seguiu-se o percurso de corrida na Quinta dos Vales. Depois de somados os tempos das 3 provas, obtêm-se os resultados finais.

De salientar que, neste mesmo fim-de-semana, teve lugar em Coimbra a Gala dos Campeões Nacionais onde o KCCA poderia ter estado com 21 atletas que se sagraram campeões nacionais. O VI Troféu Diogo Lopes já estava marcado mas, por dificuldade de datas e espaço a Federação Portuguesa de Canoagem marcou este evento para o mesmo dia o que prejudicou o número de participantes na prova em Lagoa.

Mesmo assim, conseguiu-se mais uma vez trazer a Lagoa cerca de 150 amantes do desporto – atletas, familiares, treinadores. No Hotel Riverside parceiro desde o 1º ano, pernoitaram cerca de duas dezenas de atletas, começando a criar valor acrescentado para o concelho de Lagoa que este ano vai receber duas competições do calendário nacional, o Campeonato Nacional de Mar dia 7 de Abril e dia 12 de Maio o Campeonato Nacional de Esperanças I.

O grande vencedor do VI Troféu Diogo Lopes veio do Clube de Canoagem da Amora, o ainda Júnior Tiago Henriques que superou o atleta júnior Iago Bebiano do KCCA, dois atletas que demonstraram que o futuro da canoagem estará bem entregue. Ambos representam a seleção nacional, o Iago nas competições de velocidade e o Tiago Henriques na especialidade da Maratona. Foi o primeiro ano que tivemos atletas a baixar dos 5 minutos nos 400m na natação, o Tiago Henriques com 4’46’’ e uma atleta de Loulé com 4’50’’.

No que diz respeito aos resultados obtidos o KCCA demonstrou que o empenho nos treinos compensa. Os atletas, de um modo geral, obtiveram excelentes resultados. De salientar os resultados alcançados pelos atletas:

Iago Bebiano e Ana Bebiano que conseguiram o 2º lugar absoluto nos escalões masculino e feminino, respetivamente, conquistando assim os prize Money estipulados para os referidos lugares. O atleta Rodolfo Neves conquistou o 3º lugar absoluto.  

Os atletas Iara Bebiano, Filipe Busel, Leonor Ramos, Leonor Mestre, Ana Bebiano e Hélder Tomás que venceram as suas categorias.

Os atletas que também subiram ao pódio no 2º lugar: Íris Rietkerk, Ianis Bebiano, Guilherme Reis e Filipe Libório

Os resultados de todos os atletas que participaram nesta dura competição foram os seguintes:

 

Sub 12 Feminino

1º) Iara Bebiano, 2º) Íris Rietkerk, 4º) Inês Carapinha e 5º) Matilde Ribas

Sub 12 masculino

1º) Filipe Busel e 2º) Ianis Bebiano

Sub 14 Feminino

1º) Leonor Ramos, 5º) Maria Costa e 6º) Ana Rita Gouveia

Sub 14 Masculino

2º) Guilherme Reis, 3º) Diogo Araújo, 10)º Rúben Luís, 11º) Rodrigo Gabriel

Sub 16 masculino

2º) Filipe Libório, 4º) João Bartolomeu, 6º) Bernardo Verdades,  7º) José Pedro Gouveia, 9º) Rodrigo Gonçalves, 10º) Tomás Vasconcelos, 15º) Tomás Fernandes

Sub 18 Feminino

1º) Leonor Mestre

Sub 18 Masculino

2º) Iago Bebiano, 3º) Rodrigo Lopes, 7º) André Nobre, 8º) André Soares, 9º) Isaac Albuquerque e 12º) Tiago Vieira

 

Senior Feminino

1)º Christina Pedroso, 2º) Maria Cabrita e 4º) Beatriz Reis

Sénior Masculino

1º) Rodolfo Neves, 2º) Gonçalo Bento, 3º) Tomás Santos, 9º) Rui Ataíde, 10º) Alexandre Neves

Master Feminino

1º) Ana Bebiano

Master Masculino

3º) Wagner Santos

Master +55

1º) Hélder Tomás

 

Por: KCCA