Provas de canoagem, corrida e natação, integraram a VI edição do Troféu Diogo Lopes, disputada a 26 e 27 de janeiro 2019 em Lagoa, por cerca de 140 atletas em representação de sete clubes.

A prova de triatlo que reúne as modalidades de natação, corrida e canoagem e que permite aferir o nível de treino de inverno dos atletas, foi organizada pelo 6º ano consecutivo pelo Município de Lagoa em parceria com o KCCA – Kayak Clube Castores do Arade. 

A prova de natação decorreu na tarde de sábado 26 nas Piscinas Municipais de Lagoa. A prova de canoagem aconteceu no Rio Arade, com partida e chegada ao Hotel Riverside, e seguiu-se o percurso de corrida na Quinta dos Vales. Depois de somados os tempos das 3 provas, obtêm-se os resultados finais. O KCCA venceu a competição por clubes. O grande vencedor individual veio do Clube de Canoagem da Amora, o ainda Júnior Tiago Henriques que superou o atleta júnior Iago Bebiano do KCCA.  Mas todos os atletas participantes demonstraram, em Lagoa, que o futuro da canoagem é promissor.

O Troféu Diogo Lopes presta uma justa homenagem ao atleta lagoense com o mesmo nome, que em 2013 se sagrou campeão europeu e vice-campeão mundial em K1 Júnior 200 metros e que em 2015 representou Portugal, na mesma distância da modalidade, na primeira edição dos Jogos Europeus que se realizaram em Baku, Azerbeijão.

Trata-se de um evento que o Município de Lagoa ajudou a “nascer” em 2014, e que vem ajudando a “crescer”, com o duplo objetivo de diversificar a prática desportiva no concelho, e apostar na Canoagem enquanto modalidade estratégica em Lagoa.

O Troféu Diogo Lopes é uma oportunidade para promover junto de clubes e atletas de todo o país, as excelentes condições naturais que o Rio Arade e o concelho de Lagoa oferecem à prática da Canoagem.  Esta iniciativa insere-se no 3º eixo estratégico para o desenvolvimento do Desporto: “Lagoa Acolhe Grandes Eventos”.

Lagoa prepara-se ainda para receber em 2019 mais duas competições do calendário nacional de canoagem: o Campeonato Nacional de Mar, a 7 de abril; e o Campeonato Nacional de Esperanças I, a 12 de maio.

 No ano em que Lagoa, adota a Inclusão como causa, continua também a ser reconhecida como Cidade Ativa e Saudável.

 

Por: Município de Lagoa