A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa recebeu no passado dia 30 de janeiro de 2019 o certificado de Biblioteca Associada da UNESCO.

O principal objetivo da Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO é encorajar as bibliotecas a desenvolver atividades nos domínios da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos e da paz, o diálogo cultural, a proteção do ambiente ou a luta contra o analfabetismo.

Ao promoverem o acesso à leitura e à informação, as bibliotecas constituem-se como o meio ideal para a disseminação do conhecimento e desempenham um papel fundamental na difusão da informação e no combate à iliteracia, tornando-se o elemento ideal para a promoção das sociedades do conhecimento, para o desenvolvimento cultural, social e económico das populações e para a promoção dos direitos humanos.

Assim, a Biblioteca Municipal de Faro será mais uma Biblioteca a contribuir para a divulgação dos ideais da UNESCO em Portugal, promovendo a leitura e o livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional.

Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo já são membros da rede.

 

Por: CM Faro