Na passada sexta-feira, 1 de fevereiro, Loulé celebrou 31 anos desde que foi elevada ao estatuto de cidade. Com o objetivo de reforçar a centralidade desta cidade no contexto concelhio e regional, a Câmara Municipal de Loulé levou a cabo algumas iniciativas junto da comunidade, nomeadamente nas áreas da Educação, Cultura e Obras que mostram bem a dinâmica da sede do Concelho.

O Presidente Vitor Aleixo, iniciou as comemorações nas escolas, tendo os alunos das escolas EB 1/JI Manuel Alves, EB1/JI de Salir e Colégio Internacional de Vilamoura recebido o livro “Os Segredos de Loulé: Uma história em Banda Desenhada”, da autoria de João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos (argumento) e André Caetano (arte).

Esta BD que faz uma viagem pela História do Concelho, desde o início do Universo até aos nossos dias e ao futuro, numa abordagem diferente e que já mereceu elogios por parte da crítica especializada, passa agora a constar nas “bibliotecas” que cada criança louletana tem em sua casa.

“Esta é uma obra extraordinária em termos do seu conteúdo e também em termos estéticos. É uma obra de banda desenhada de uma enorme qualidade, como afirma a crítica mais exigente em diferentes fóruns. Estou muito feliz por proporcionar às crianças em idade escolar no Concelho de Loulé um livro onde é narrada a História de 14 mil anos deste Concelho. Não se pode amar aquilo que não se conhece e a intenção do executivo municipal foi dar a conhecer, de uma forma atrativa, simples, mas ao mesmo tempo rigorosa do ponto de vista científico, a paixão que é viver num concelho tão bonito, tão diverso, tão rico como é o nosso, o de Loulé”, referiu o autarca Vítor Aleixo.

Já em Salir, nas instalações da Junta de Freguesia, foi celebrado neste dia o auto de consignação da pavimentação da EM 510 – troço entre a EM 503 (Malhão) e a EM 549 (Alganduro), incluindo a ligação ao Sítio das Éguas (EM 549) e o acesso à Sobreira Formosa (VNC 50), na freguesia de Salir.

“Sempre existiu esta grande aspiração de modo a satisfazer quem pretendia fazer o percurso entre o Baixo Alentejo, as zonas serranas do interior até à cidade de Loulé e litoral. As populações serranas sentiam esta estrada como uma necessidade premente para as suas vidas. Mas o que importa é que esta obra vai ser feita agora”, sublinhou o presidente da Autarquia.

Com uma extensão total de mais de 7Km, a intervenção será realizada em quatro troços.

A empreitada será realizada em 180 dias e tem um valor que ascende a 1 milhão de euros.

As celebrações do Dia da Cidade de Loulé encerraram da melhor forma, com a inauguração do Auditório do Solar da Música Nova, um equipamento que passa agora a fazer parte da vida cultural da cidade, com um programa diversificado e aberto a vários públicos, direcionado para eventos intimistas nas áreas da Música, Teatro, Dança, mas também iniciativas como conferências, seminários ou formações.

 

Por: CM Loulé