Após a azáfama da vinificação e das vendas especiais de dezembro, o ano novo da promoção vínica começa a partir de fevereiro com o arranque do calendário dos certames especializados no setor dos vinhos e bebidas, com a Região Vitivinícola a definir a sua presença, desde já, em dois emblemáticos eventos.

Começa da melhor maneira o calendário de eventos vínicos para a Região Vitivinícola do Algarve, garantindo a CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve – a participação em dois importantes certames. O primeiro ocorre já a partir de 22 de fevereiro até a 25, no Palácio da Bolsa, no Porto. Trata-se da Essência do Vinho, a primeira Feira de destaque a nível nacional a realizar-se em 2019 e que este ano cumpre o seu 15º aniversário.

Para já são três os produtores presentes no evento no Porto – Marchalégua, Morgado do Quintão e a Adega Cooperativa Única – estando ainda abertas inscrições para produtores que queiram representar e região e divulgar os seus vinhos, num evento de grande destaque para o mercado nacional e sobretudo na região Norte.

A organização estima a presença de 400 produtores e mais de 3 mil referências de vinho em prova, tendo este ano desenvolvido uma APP do evento que irá funcionar como loja online e permitir que os visitantes possam comprar os vinhos, disponibilizados pelos produtores presentes, logo no momento da prova, com a entrega a ocorrer de forma cómoda em casa. Uma novidade que poderá ser um modelo a seguir noutros eventos similares.

Outro dos eventos vínicos marcantes onde os Vinhos do Algarve estarão presentes, desta feita a nível internacional, é a PROWEIN, que celebra em 2019 uma data emblemática – o 25º aniversário. Durante 3 dias, de 17 a 19 de março, a cidade alemã de Düsseldorf é literalmente o palco dos principais produtores e respetivas marcas mundiais, tanto no setor vínico como no das bebidas alcoólicas.

Dada a importância deste certame a nível internacional, associado ao pesa da Alemanha no setor vínico nacional – é o 4º país no ranking das exportações e o 3º da EU, sendo o que mais cresceu em 2017 (8%) na EU face a 2016 – levou a que a CVA lançasse o desafio aos produtores da região, patrocinando um stand na PROWEIN 2019 de forma a que os Vinhos do Algarve tivessem presença, pela primeira vez, neste evento de referência para o setor vínico internacional. Foram quatro os produtores que responderam afirmativamente e que irão estar a representar a Região Vitivinícola do Algarve com os seus vinhos, nomeadamente: Cabrita Wines, Casa Santos Lima, Quinta da Penina e Quinta dos Vales.

Em 2018 a PROWEIN registou a presença de 6.738 exibidores oriundos de 67 países e cerca de 60.000 visitantes profissionais, números recordes que são esperados para a edição de 2019.