Foi inaugurado na passada sexta-feira, dia em que se celebrou o 31º aniversário da cidade de Loulé, o Auditório do Solar da Música Nova, mais um equipamento que vem reforçar a programação cultural daquele que é um dos municípios do país mais dinâmicos nesta área.

O momento foi assinalado com dois concertos “Os Sons da Música Nova” com casa cheia, os quais tiveram como protagonistas docentes e alunos do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.

Num edifício criado de raiz, inserido no complexo do Solar da Música Nova, o novo espaço comporta 120 lugares sentados. Numa programação realizada pelo Cine-Teatro Louletano, em articulação com o Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado, o plano de atividades deste espaço cultural passará sobretudo por espetáculos mais intimistas, de maior proximidade com o(s) público(s). “Inaugurámos da melhor forma este Auditório o que augura um grande futuro. Ampliámos o espaço onde a Cultura vai acontecer e a ideia é que as pessoas possam, cada vez mais, fruir da beleza da criatividade do génio humano, que se exprime neste caso concreto através da Música”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

Como sublinhou o autarca, para além de espetáculos, aqui irão acontecer também workshops, conferências, entre outros eventos “Este será um espaço aberto pois esse é o timbre da Câmara Municipal de Loulé. A Cultura dever ser acessível a todos, nos diferentes segmentos de exigência e de complexidade técnica. Todos os artistas terão a sua oportunidade mas também todos os públicos poderão encontrar aqui os seus artistas preferidos. Esse é o nosso objetivo”, frisou Vítor Aleixo.

Perante dois espetáculos inaugurais que juntaram docentes e alunos em palco, Manuel Rocha, diretor do Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado, referiu: “É muito interessante termos uma escola em que os professores amassam o barro que dizem às crianças para amassar”. “Esta é uma estrutura que ensina a chamada música clássica e esperemos que seja possível convidar-vos várias vezes para poderem vir aqui e perceber esta música que, por vezes, é complicada, mas muito gratificante”, considerou este responsável.

Refira-se que a programação artística deste Auditório irá valorizar a promoção regular de projetos emergentes ou pouco conhecidos do público algarvio (sediados ou não na região) nas áreas da Música, Teatro, Dança e Multidisciplinar.