Em São Brás de Alportel, o mês de fevereiro é uma vez mais dedicado ao Coração. Cartas de Amor, Trovas e Serenatas, Lenços dos Namorados, Música, Cinema e Poesia entre sabores afrodisíacos serão os ingredientes principais de mais um programa cultural «Mês Romântico – São Brás de Alportel 2019».

A Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro está a promover mais uma edição do Concurso “As mais Belas Cartas de Amor” que volta a desafiar os são-brasenses a redescobrir o prazer de escrever cartas de amor. Até dia 11 pode participar e apresentar os seus trabalhos. Consulte aqui as normas do concurso.

Os vencedores da edição juvenil (para jovens dos 15 aos 20 anos) e da edição adulto (para participantes com mais de 20 anos) receberão por prémio um jantar romântico e um conjunto de edições municipais. As mais belas cartas de amor serão apresentadas na segunda edição do “Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores”, marcada para 23 de fevereiro, pelas 15h30, na Fonte Nova.

De 13 de fevereiro a 2 de março, a Biblioteca Municipal apresenta a exposição “Lenços de Amor”. Uma iniciativa inspirada numa das mais antigas tradições de amor que associa o sentimento à forma poética e artística. Serão dados a conhecer os trabalhos realizados pelos alunos do 1.º ciclo e do Grupo de Linhas e Letras da Biblioteca Municipal que, em conjunto, recriaram os tradicionais “Lenços dos Namorados”.

Inspirados no Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, muitos restaurantes de São Brás de Alportel prepararam menus especiais para celebrar esta efeméride que podem ser consultados no site do Município.

Porque o amor pode e deve ser celebrado em família, a Biblioteca Municipal promove no dia 16 uma oficina especial de leitura: “Leitura com Mimos”. Uma iniciativa, com sessões às 15h00 e às 16h00, dirigida a crianças dos seis aos 38 meses e aos seus pais e que procura sensibilizar para a importância da promoção precoce de hábitos de leitura.

Este Mês Romântico integra ainda, na tarde de sábado, dia 23, a 2.ª edição da iniciativa “Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores”, que tem lugar no bonito espaço da Fonte Nova, no centro histórico de São Brás de Alportel, com um programa de animação que integra momentos de música e poesia, sem faltar uma romântica serenata.

No dia 23, à noite, pelas 21h30, o Cineteatro São Brás reabre as suas portas depois da concretização de uma obra de modernização, para apresentar o espetáculo de cinema e música: Video Lucem – cine-concertos para descobrir o Algarve.

Um espetáculo de iniciativa do CineClube de Faro,  integrado no Programa Algarve 365, que integra a ansiada exibição do filme mudo de 1925 “Charlotim e Clarinha”, da autoria do são-brasense, Roberto Nobre, uma figura maior da história do cinema em Portugal, a quem o município de São Brás de Alportel presta homenagem no Cinquentenário da sua Morte. A exibição do filme será acompanhada ao vivo por Francisca Cortesão e Sérgio Nascimento.

Numa noite especial serão também exibidos os filmes “ENFER”,  de Henri George-Clouzot (França, 1964, filme inacabado, 15') e “IT'S ALL TRUE”, de Orson Welles (EUA, 1943, filme inacabado, 40'), com acompanhamento ao vivo por Bruno Pernadas.

Os ingressos para este espetáculo estão à venda na Galeria Municipal e no dia do espetáculo, na Bilheteira do Cineteatro, a partir de 20h30.

 

Por: C M de São Brás de Alportel