De 9 a 26 deste mês, as freguesias do concelho de Albufeira vão ter ações de sensibilização para a defesa da floresta contra incêndios, bem como para a participação ativa da população na gestão, defesa e conservação da mesma. As ações, de entrada livre, serão ministradas por agentes da GNR e, entre outros aspetos, vão clarificar o novo Decreto-Lei que regula edificações e queimas, no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

O Serviço Municipal de Proteção Civil, através do Gabinete Técnico Florestal, vai promover ações de sensibilização nas freguesias do concelho de Albufeira ao longo deste mês de fevereiro, relativas às obrigações de gestão de combustíveis nos terrenos florestais e rurais no que respeita à prevenção dos fogos florestais e às responsabilidades dos proprietários de terrenos confinantes com os aglomerados populacionais. É uma iniciativa do Município de Albufeira a ser realizada em parceria com a GNR/SEPNA e com os Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Em destaque está a nova lei que clarifica os condicionalismos à edificação no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios (Decreto-Lei n.º 14/2019), bem como questões relacionadas com as queimas e queimadas, que sofreram alterações à luz da legislação.

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pela Proteção Civil de Albufeira, esclarece que “todos os momentos são oportunos para prevenirmos catástrofes. As pessoas sabem que não acontece só aos outros e que há cuidados cada vez mais exigentes a ter com o que constitui o bem mais precioso que temos e que é a vida: das plantas, dos animais e insetos, das pessoas e do que construímos. Nesta altura as pessoas procedem às limpezas dos terrenos e há alterações legais que devem ser comunicadas e esclarecidas. O nosso Serviço Municipal de Proteção Civil tem-se pautado por uma forte intervenção junto da população, sendo esta mais uma das múltiplas intervenções.”

As sessões são direcionadas a todos os munícipes, proprietários de terrenos ou edificações, em todo o espaço rural. O objetivo é o de sensibilizar a população para a defesa da floresta contra incêndios, bem como para a participação ativa na gestão, defesa e conservação da mesma. Por outro lado, pretende informar acerca das medidas preventivas a desenvolver durante e fora do período crítico.

O calendário desta iniciativa marca o dia 9 na Junta de Freguesia da Guia (10h00), no dia 15 no Edifício da Junta de Freguesia de Olhos d’Água (09h30), no dia 16 será na sede da Associação ASCRATIA, em Ferreiras (14h00) e, por último, em Paderne, na Junta de Freguesia, no dia 26 (18h00).

Estas ações são de entrada livre.

 

Por: CM Albufeira