Valiosíssima pintura flamenga do Séc. XVII fica exposta no Museu Municipal de Faro, em cerimónia que assinala arranque de parceria com o Novo Banco

O Museu Municipal de Faro vai receber, no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 18h00, a primeira obra na região algarvia do acervo artístico do Novo Banco, a pintura “Torre de Babel”.

A cerimónia, que marcará o início da sua exposição em Faro, contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o CEO do Novo Banco, António Ramalho e o Diretor do Museu Municipal, Marco Lopes e servirá igualmente para a assinatura pública do protocolo que oficializa a parceria entre a Câmara Municipal de Faro e o Novo Banco.

Esta oportunidade surge no seguimento de um projeto do Novo Banco e do Estado Português que prevê a distribuição do acervo artístico deste Banco por museus nacionais e por espaços museológicos de outras tutelas, assegurando o acesso ao público, em circuitos expositivos permanentes, mas também a preservação e monitorização por equipas acreditadas.

No último ano, das 98 obras para distribuição, foram encaminhadas 22 para museus nacionais e municipais de Setúbal a Guimarães e um para a Madeira. Caberá agora ao Museu Municipal de Faro receber a primeira obra na região algarvia, nomeadamente a referida pintura “Torre de Babel”, datada do século XVII e da escola flamenga.

A valiosa obra seiscentista, da Escola Flamenga, passará a integrar a sala da pintura antiga do Museu Municipal, ficando agrupada com as restantes telas de temas religiosos, enriquecendo este acervo que dá a conhecer diferentes escolas e estilos artísticos.

 

Por:CM Faro