Terá lugar, no dia 09 de fevereiro, pelas 11h00, no Mercado Municipal, a apresentação da nova Unidade Móvel de Saúde de Tavira - UMS.

Esta aquisição, no valor de €61 mil euros + IVA, visa diminuir a assimetria dos utentes no acesso aos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sobretudo, nas zonas rurais e de baixa densidade populacional, bem como reforçar a cobertura adequada dos utentes às unidades funcionais dos agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve.

Através desta Unidade a população das freguesias de Santa Catarina da Fonte do Bispo e Cachopo irão beneficiar de rastreios, medições, diagnósticos e diferentes tipos de aconselhamento técnico.

A adoção desta medida tem como finalidade criar uma rede de unidades móveis de saúde para a prestação de cuidados de proximidade, qualificar os equipamentos existentes e reduzir as desigualdades, promovendo a inclusão social.

A Unidade Móvel de Saúde foi adquirida, através da central de compras da Comunidade Intermunicipal do Algarve (CC-Amal), no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Algarve CRESC Algarve 2020, denominada Unidades de saúde Móveis de Proximidade, financiada a 80%.

 

Por: Município de Tavira