No dia 8 de fevereiro, o Porto de Sines recebeu a visita da Diretora Executiva Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), Maja Kostelac, com o objetivo de conhecer o funcionamento desta infraestrutura portuária, com destaque para o funcionamento da JUP – Janela Única Portuária e a sua integração com a alfândega.

Esta visita surge no contexto do novo Regulamento Europeu da European Maritime Single Window pelo que integraram a comitiva, a Diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Helena Borges, e o Diretor-geral da DGRM, José Simão, que também coordena os trabalhos de desenvolvimento da JUL – Janela Única Logística, projeto nacional que dará a resposta aos requisitos do novo regulamento.

A delegação foi recebida por Fernanda Albino e Duarte Lynce de Faria, membros do Conselho de Administração da APS, numa sessão em que foram comunicados os principais fatores de competitividade e a evolução do Porto de Sines nos últimos anos, destacando também a forte componente de segurança e proteção marítima desta infraestrutura portuária. Após uma apresentação detalhada do funcionamento da JUP em Sines, foi também demonstrado o estado atual do projeto da JUL, antes da visita às instalações portuárias.

Recorde-se que a Agência Europeia de Segurança Marítima é uma das agências descentralizadas da UE. Com sede em Lisboa, fornece assistência técnica e apoio à Comissão Europeia e aos Estados-Membros no desenvolvimento e implementação da legislação da UE sobre segurança marítima, poluição por navios e proteção.

 

Por: Unimagem