Educadores, mediadores, músicos e outros artistas com interesse pela criação dirigida à infância têm a oportunidade de realizar já a partir do próximo dia 18 e até ao dia 20 de fevereiro a «Formação Transitiva GermInArte», ministrada pela prestigiada Companhia de Música Teatral, no recentemente inaugurado equipamento cultural da Câmara Municipal de Loulé, o Auditório do Solar da Música Nova.

Esta mesma formação será igualmente realizada nos mesmos dias no período da manhã na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (parceira do Cine-Teatro Louletano nesta aposta estratégica, desde 2017, na área da arte para a infância) com alunos da licenciatura em Educação Básica e do mestrado em Educação Pré-Escolar.

A "Formação Transitiva GermInArte" integra-se no projeto "GermInArte - Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância" e composta por três módulos ("Colos de Música", "Bebé Plimplim" e "Super-sonics") e visa proporcionar, a todos os inscritos, vivências musicais que possam enriquecer a interação com bebés e crianças.

Tendo como princípios basilares a teoria de aprendizagem musical e a conceção da música como instrumento de comunicação, os módulos propõem: atividades de movimento, de exploração vocal e de aprendizagem de canções e cantos rítmicos, atividades de escuta ativa, movimento e prática vocal; e atividades de escuta tímbrica, composição e performance musical com recursos sonoros não convencionais, valorizando o seu potencial expressivo e inclusivo.

Além de poder possibilitar a fruição de momentos significativos de interação musical e o contato com outros profissionais do setor que lidam com a infância em diferentes contextos, a "Formação Transitiva GermInArte" explora instrumentos comunicacionais ao nível do corpo, da voz e da utilização de recursos sonoros diferenciados.

A Companhia de Música Teatral regressará em março com Helena Rodrigues, diretora artística daquela estrutura, para proferir a conferência "Florir a Sul: Formação em Arte para a Infância Pós-GerminArte". Trata-se de partilhar reflexões e práticas de formação resultantes do já aludido projeto "GermInArte - Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância", apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian entre os anos de 2015 e 2018. Todos os ensinamentos daí recorrentes visam agora ser transmitidos visando a qualificação de profissionais com diferentes perfis de formação em contato com a infância, os mesmos que poderão vir a adotar (como os então formandos adotaram) uma perspetiva holística na forma de abordar as práticas artísticas nos cuidados e na educação das crianças.

Mas este ciclo de mediação a que a programação do Auditório do Solar da Música Nova se propõe não ficaria completo sem apresentar, em regime intensivo, de 1 a 7 de julho, também para profissionais que trabalham com a infância, a formação intitulada “Formação Imersiva Jardim Interior”, para a qual estão já a ser aceites inscrições.

Para mais informações e inscrições os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como na sua conta do instagram (cineteatrolouletano).

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

 

Por: CML/GAP /RP