O 3.º Fim-de-semana com Sabor a Laranja acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro e coincidirá com a realização da III Mostra Silves Capital da Laranja, ou seja, terá lugar nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2019.

Dezanove restaurantes participam, este ano, neste fim-de-semana gastronómico e diferente: A Ladeira, A Mesquita 2, Barbinha, Café Inglês, Casa Velha, Churrasqueira Valdemar, Marisqueira Rui, O Barradas, O Pina, Paulo´s Piza, Pérola do Arade, Ponte Romana, Porco Goloso, Recanto dos Mouros, Sushi Love, Taberna Almedina, Tasca do Bené, Ú Monchiqueiro 1,Ú Monchiqueiro 2.

Pratos tradicionais como Entrecosto no Forno com Laranja, Rojões de porco com migas com Laranja; pratos de alta cozinha, como Magret de pato com molho de laranja de Silves, ou criativos e originais, como Filete de peixe-gato frito servido com redução de laranja ou Muxama de Atum com compota de laranja e amêndoa e até mesmo internacionais, como Pizza de Lombo fumado com laranja cogumelo e pimento, Porchetta Toscana ao Sabor de Laranja de Silves ou Pato com Laranja são algumas das propostas que serão servidas nos restaurantes aderentes, que complementarão os seus menus com sobremesas feitas com a laranja de Silves. Pudins, musses, e tortas, tudo feito com a laranja.

A grande novidade desta edição é que serão oferecidos um passeio de balão e um fim de semana numa unidade hoteleira do concelho a todos os que forem aos restaurantes e preencherem um cupão que será sorteado durante a mostra e pedirem a fatura que deverá ser anexada ao referido cupão.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da autarquia para promoção da marca “Silves, Capital da Laranja” e que procura dar maior notoriedade ao produto laranja, emblemático deste concelho e aos seus produtores. Um fim de semana inteiramente dedicado à gastronomia feita com recurso a este produto permitirá realçar as características de qualidade únicas e reconhecidas, há longos anos, à laranja e demais citrinos produzidos neste concelho, nomeadamente a doçura, quantidade de sumo e delicadeza de aromas excecionais.

Recordamos que a III Mostra Silves Capital da Laranja terá a sua inauguração oficial pelas 10h30 do dia 15 de fevereiro. Presentes estarão várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem com algumas associações e entidades locais e regionais.

O evento conta com a parceria da DRAPAlg, UALG, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul. São media partners do evento: Jornal Barlavento, Terra Ruiva e Rua FM.

 

Por: CM Silves