Obras de tratamento e conservação do Pelourinho de Silves, realizadas pelo Serviço de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves, estão em curso.

Este Monumento de Interesse Público (desde 1933), símbolo da municipalidade e independência de outras terras vizinhas, será intervencionado durante cerca de um mês e meio (será expectável que no final de março já tenham terminado os trabalhos), pretendendo-se, com estas obras, minimizar o desgaste natural do monumento, contribuir para a sua correta leitura, reestabelecer a sua harmonia estética, sem falsos artísticos ou históricos, respeitar a sua autenticidade e contribuir para a perpetuação do mesmo para usufruto das gerações vindouras.

A intervenção incidirá sobre a contaminação biológica, sujidades superficiais, manchas de diversas origens, descoloração e oxidação dos elementos metálicos, patologias decorrentes da exposição à ação ambiental e antrópica. Os procedimentos a desenvolver são desinfestação biológica, limpeza, remoção de juntas dissonantes, consolidação, aplicação de argamassas e camadas de sacrifício.

Por se tratar de um monumento classificado os procedimentos referidos foram previamente aprovados pela tutela - a Direção Geral do Património Cultural -, tendo previamente sido desenvolvida minuciosa avaliação do estado de conservação e dos danos/patologias existentes, bem como do estudo dos materiais de execução.

 

Por: CM Silves