Odemira vai receber, no dia 26 de março, um dos eventos «O poder da Colaboração», no âmbito do Ano Nacional da Colaboração, uma iniciativa de âmbito nacional que pretende mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis.

O Ano Nacional da Colaboração é uma iniciativa promovida pelo Fórum para a Governação Integrada (Fórum GovInt) e por um conjunto de entidades promotoras, entre as quais o Município de Odemira. O Ano Nacional da Colaboração conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Várias entidades do concelho de Odemira já aderiram ao programa, designadamente o Agrupamento de Escolas de Colos, com atividades no âmbito da Cidadania, e o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, com os projetos “Juntos Aprendemos” e “Ensinar é a melhor forma de aprender”.

Ao longo de 2019, serão realizados 40 eventos com o tema “O poder da Colaboração”, em diversos distritos, com vista a promover a disseminação da temática da colaboração, através da partilha de práticas promissoras a nível local. Pretende-se construir um Programa Nacional em rede, através de uma dinâmica descentralizada e colaborativa.

Os eventos “O Poder da Colaboração” pretendem constituir-se como momentos de encontro e partilha entre empreendedores sociais, organizações, comunidades educativas, redes interorganizacionais e empresas que desenvolvem trabalho colaborativo, e cidadãos interessados no tema da colaboração, com o principal objetivo de disseminar a temática da colaboração, através da divulgação de boas práticas colaborativas e acreditando que “Colaborar faz toda a diferença”.

 

Por: CM Odemira