Considerando o apoio social prestado à população da freguesia, em especial nas suas valências de centro de dia e serviço de apoio domiciliário, a Câmara Municipal de Alcoutim deliberou, em reunião realizada a 13 de fevereiro, atribuir uma comparticipação financeira no montante de 20 mil euros ao Centro Paroquial de Vaqueiros.

O apoio atribuído irá suprir a dificuldade manifestada pela instituição em dar continuidade ao serviço de apoio domiciliário ao fim de semana e feriados, resultante do número de utentes não comparticipados pela Segurança Social, o que tem representado um défice mensal de largos milhares de euros.

A instituição assiste 35 idosos, 6 dos quais no centro de dia e os restantes 29 em apoio domiciliário, o que obriga a deslocações diárias de centenas de quilómetros. Sendo uma freguesia tão extensa e com povoações muito dispersas leva a que o apoio aos 29 utentes distribuídos por toda a freguesia tenha custos muito elevados o que torna os gastos com estes utentes muito superiores aos valores de referência por utente.

Refira-se que o Centro Paroquial de Vaqueiros tem já 29 anos de existência e serviço à população idosa e esquecida da Serra do Caldeirão pela interioridade a que se viu votada.

 

Por: Município de Alcoutim