Face à polémica relativamente à ciclovia, é intenção do PS partilhar com os Quarteirenses algo que, certamente por falta de sensatez e de honestidade política, não foi revelado pelo PSD, que tanto se tem esforçado em liderar opiniões de insatisfação.

É público, contudo, na nossa humilde opinião, estrategicamente não promovido pelo mesmo, o facto de em Setembro de 2013, o executivo PSD, na Câmara Municipal de Loulé, ter apresentado um Plano de Mobilidade Ciclável de Loulé, onde estava prevista uma aposta em Quarteira, precisamente nas Avenidas Mota Pinto e Sá Carneiro, locais onde agora o PSD está a promover tanta oposição, fomentando, maliciosamente, a discórdia entre os utentes, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.

É também público, contudo voltamos a reforçar a sua divulgação, que estas medidas fazem parte de um projeto candidatado e aprovado pelo Fundo Ambiental, designado por QUARTEIRA LAB, em que a Câmara Municipal de Loulé, tem como objetivo avaliar soluções que contribuam para a descarbonização do ambiente citadino.

Desta intervenção fazem parte um conjunto de ações experimentais no espaço urbano, entre a rotunda do Polvo e o Terminal Rodoviário, onde serão avaliadas propostas que visam tornar Quarteira numa cidade cada vez mais sustentável e na linha das cidades com ambientes menos poluídos da Europa. O PSD já era dessa opinião. No entanto, é lamentável quando a “ganância”

política fala mais alto que os valores ou o bem-estar das futuras gerações.

Muitas das cidades viram rejeitadas as suas candidaturas enquanto a Nossa Cidade faz parte das únicas 15 candidaturas aceites no país. Este projeto piloto contará com comparticipação financeira na ordem dos 409.000,00 euros, sendo possível, nesta fase, introduzir o modo de mobilidade ciclável que até agora não existia, sem comprometer o número de lugares de estacionamento e a existência de um corredor para os veículos automóveis.

O estreitamento do espaço para a circulação automóvel terá como consequência, intencional, a diminuição de velocidades incompatíveis com a segurança de peões, ciclistas e automobilistas. Diminuindo a sinistralidade, medida exigida por muitos quarteirenses nos últimos anos.

Desta forma, é objetivo do PS desmistificar a posição assumida pelo PSD, no âmbito da ciclovia recentemente instalada em Quarteira. Para o PS, esta não é a forma correta de fazer política, pelo que lamenta profundamente a mudança de posição do partido social-democrata e espera, de forma sincera, que possa elevar a qualidade da oposição feita, para que seja Quarteira e os quarteirenses os maiores beneficiados com todas estas alterações.

Assim, informamos também que o grupo parlamentar do PS, na Assembleia Municipal de 22 de fevereiro, recomendou ao Executivo Municipal a ponderação de medidas de correção ou outras necessárias, visando o sucesso da sua utilização.

O Partido Socialista congratula o executivo da JF de Quarteira, na pessoa do Sr. Presidente Telmo Pinto, pela proposta apresentada na sessão da Assembleia Municipal, onde solicita ao executivo camarário liderado pelo Sr.

Presidente Vítor Aleixo, não só as referidas medidas de correção, como também o aumento da frequência na rede de transportes urbanos, dentro da freguesia, bem como o alargamento da mesma, chegando assim a outras zonas já com uma considerável densidade populacional; solicita também uma eficiente rede de bicicletas partilhadas, à semelhança do que acontece em Vilamoura.

Na mesma proposta, o Sr. Presidente da JF de Quarteira, solicitou que até maio de 2020, seja executado; implementado e finalizado o projeto da rede de ciclovias. Que sejam criadas áreas físicas delimitadas para que melhor sirvam as necessidades dos peões, das bicicletas e dos automóveis, respeitando hierarquias na mobilidade e na segurança dos vários intervenientes.

A rede de ciclovia inicialmente recomendada é a seguinte: Av. Infante Sagres e Calçadão; Passeio das Dunas; Av. Carlos Mota Pinto com ligação a Vilamoura; Av. Sá Carneiro; Av. de Ceuta com ligação a Vilamoura e Av. Papa Francisco.

Com a verdadeira intenção de fazer SEMPRE o melhor por Quarteira, Partido Socialista.

Quarteira, 24 de Fevereiro de 2019