O Entrudo tem outro encanto em São Brás de Alportel! Folião, tradicional e português, o Carnaval de São Brás de Alportel é uma referência na região.

Na edição de 2019, o Carnaval Tradicional de São Brás de Alportel tem como pontos altos o desfiles da crianças, esta sexta-feira, dia 1 de março, e o Desfile de Foliões e Carros Alegóricos no domingo, 3 de fevereiro. Boa disposição, criatividade, tradição e originalidade são os ingredientes deste Entrudo Algarvio que ainda se vive em São Brás de Alportel.

A folia começou esta sexta-feira de manhã, 1 de março, com perto de cinco centenas de pequenos participantes no Desfile de Carnaval das Crianças.

Na noite de sábado, é o Futebol Clube Cabeça do Velho que convida a dar um pezinho de dança e a brincar ao Carnaval, com um Concurso de Máscaras que é já uma tradição do Baile de Carnaval que anima a zona serrana, a partir das 20h00.

No domingo, a 3 de março, o tradicional Desfile de Foliões e de Carros Alegóricos sai à rua, pelas 15h00, na Avenida da Liberdade que volta a ser o ponto de encontro destes festejos que, ano após ano, atraem um número crescente de visitantes, com entrada e participação gratuitas e animação garantida, pela tarde fora.

A defesa das tradições do Entrudo renasce todos os anos neste carnaval tipicamente português, num apelo à folia e à criatividade! Humor popular, com uma pitada de brejeirice e recheio de sátira política e social são os ingredientes que aguçam a imaginação dos participantes que se apresentam na “Avenida do Carnaval” são-brasense com disfarces, adereços, coreografias e carros alegóricos que brilham e convidam à brincadeira.

Uma iniciativa promovida pelo Município, com o apoio das associações locais e grupos informais.

Para estimular a participação da comunidade, a Câmara Municipal atribui um apoio monetário às associações participantes que pretende ajudar a custear as despesas com a concretização dos carros e dos trajes.

E a folia prologa-se até ao final do dia, com uma Matiné Dançante especial de Carnaval, realizada pelo Grupo Folclórico da Velha Guarda, na sede da União Desportiva e Recreativa Sambrasense.

Na noite de segunda-feira, o Clube do Museu convida a mais um divertido Baile de Carnaval.

Na terça-feira de Carnaval, 5 de março, São Brás de Alportel recebe a tradicional marcha-corrida de Carnaval, que tem início pelas 10h00, no bonito Sítio de São Romão, com ponto de encontro junto ao Café Correia.

O Dia de Entrudo termina da melhor forma… a partir das 15h00, o Quartel dos Bombeiros Voluntários acolhe os foliões para o Chá Dançante especial de Carnaval que a Junta de Freguesia promove, com animação a cargo de Luís José.

 

Por: CM de São Brás de Alportel