I Congresso Intermunicipal da Associação de Municípios Terras do Infante (Aljezur, Lagos, Vila do Bispo)

Em parceria com a Universidade do Algarve, a Associação de Municípios Terras do Infante, realiza no próximo dia 23 de março do ano em curso, entre as 09.00h e as 18.00h, no Centro Cultural de Lagos, o seu primeiro Congresso, subordinado ao tema MAR.

O presente Congresso celebrará por um lado a reunião de todos os autarcas destes três municípios, a presença de organismos, entidades e individualidades ligadas à temática, mas acima de tudo conhecimento, informação, reflexão e debate relativo ao MAR e oceanos, como fator de diferenciação, inovação e conhecimento na forma sustentável da sua exploração, na resolução de conflitos de uso, nas novas atividades e criação de mecanismos atrativos para o investimento, entre múltiplos aspetos.

No primeiro painel, a Economia do Mar, passaremos em revista cem anos da indústria conserveira de Lagos, a congelação de produtos de pesca e aquacultura, o impacto económico e turístico da náutica de recreio, a economia do surf e o mar enquanto fator diferenciador no turismo da região.

Num segundo painel serão apresentadas comunicações ligadas à conservação da biodiversidade marinha na costa vicentina, mar de “plástico” e poluição, água e oceanos.

Para o efeito, as comunicações serão da responsabilidade de Francisco Castelo, da CM Lagos, Nuno Battaglia, CEO do Grupo Battaglia Capital SA, Fernando Perna, Paulo Carrasco, Maria João Bebianno e Jorge Gonçalves da Universidade do Algarve, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e Carla Graça, vice-presidente da ZERO- Associação -Sistema Terrestre Sustentável.

No intervalo da manhã será inaugurada a Exposição Mar Profundo Português, que estará patente ao publico até 29 de março.

Este primeiro Congresso homenageará ainda a memória e o trabalho do Professor Mário Ruivo e será encerrado por Sua Excelência, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

NOTA: As inscrições para o Congresso, obrigatórias, poderão ser feitas para o seguinte e- mail – geral@terrasdoinfante.pt – (lugares limitados).

 

A Presidente do CD da AM Terras do Infante

- Joaquina Matos-