As obras de reabilitação do Complexo de Campos de Ténis Municipais de São Brás de Alportel e de ampliação do espaço sede da associação XDream foram inauguradas esta quinta-feira, 7 de março, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Joao Paulo Rebelo, ...

... no âmbito de uma roteiro que está a  realizar no Algarve para visitar diversos projetos apoiados pelo Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), gerido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

A requalificação dos Campos de Ténis Municipais contou com um investimento de 23.000,00 euros realizado no âmbito de uma parceria estabelecido entre o Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel e o Município, tendo beneficiado do apoio do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), no valor de 11.000,00 euros e do investimento municipal de aproximadamente 12.000,00 euros. Os trabalhos consistiram na reparação de fissuras existentes, aplicação de nova pintura e marcação de todos os campos e a substituição de redes.

Uma intervenção que veio proporcionar melhores condições para a prática de ténis, ao número crescente de praticantes desta modalidade dinamizada no concelho pelo Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel, que nos últimos anos tem vindo a somar vitórias.

O Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas apoiou também a ampliação das instalações desportivas da Blasius, Associação para o Desenvolvimento dos Desportos de Duas Rodas em São Brás De Alportel, sediada na antiga escola primária dos Almargens, cedida pela autarquia, para o desenvolvimento das suas atividades desportivas centradas nas modalidades de BTT, onde são já uma referência no país e além-fronteiras. Este apoio do Programa PRID, com a parceria do município, permitiu a esta associação são-brasense melhorar as suas instalações, que passaram a contar com um espaço de balneários e vestiários, o que torna possível dar mais um passo fundamental no desenvolvimento das suas atividades, permitindo o acolhimento de estágios desportivos internacionais, que são já uma realidade no concelho. Uma obra com um investimento na ordem dos 22.000,00 euros, apoiados em 50% pelo Programa de Reabilitação de Instalações desportivas e 50 % pelo Município de São Brás de Alportel.

A inauguração destas duas obras relevantes para o desenvolvimento desportivo do concelho contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo; acompanhado da Vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Sónia Paixão; do Diretor Regional do Instituto, Custódio Moreno; do Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, acompanhado pela Vice-Presidente Marlene Guerreiro e pelos Vereadores Acácio Martins (Vereador do Desporto) e David Gonçalves, do Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, João Rosa; bem como dos Presidentes das Direções do Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel e da Blasius XDream, João Romeira e Rui Cruz, respetivamente, bem como de demais membros das coletividades desportivas.

O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, aproveitou a ocasião para sublinhar a importância destas intervenções enquanto passos importantes no desenvolvimento desportivo e do Programa enquanto instrumento que promove a proximidade entre o Governo, as autarquias e as associações desportivas locais e estimula o envolvimento da comunidade. “Uma medida que permite reforçar o associativismo e o seu potencial enquanto dinamizador local mas também na área da promoção do civismo, de hábitos de vida saudáveis através da prática desportiva”, afirmou.

Durante a sua intervenção, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Joao Paulo Rebelo, recordou que o PRID foi lançado há cerca de três anos para apoiar os clubes desportivos que pelo país fora necessitam de pequenos apoios para continuar e reforçar as suas atividades, com melhores condições, para a prática das mais diversas modalidades. O secretário de Estado sublinhou ainda que além do contributo que estas associações e clubes dão ao nível da promoção desportiva, é importante ter em conta o impacto e o contributo que dão à economia local e à promoção turística das regiões e do país, nomeadamente quando realizam eventos, desde o foco local até ao âmbito internacional.

 

Por: CM de São Brás de Alportel