No próximo sábado, dia 23 de março, pelas 14:30h, vai ser inaugurado o Áshrama de Quarteira - Centro do Yoga filiado na Confederação Portuguesa do Yoga.

Trata-se de um dos 50 Áshrama (Centros do Yoga) existentes em todo o país, locais exclusivamente dedicados ao ensino e prática do Yoga, filosofia milenar que surgiu na Índia há mais de 9 mil anos e que a UNESCO reconheceu em 2016 como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Com aulas do Yoga para todas as idades, o Áshrama de Quarteira é o recente Centro do Yoga filiado na Confederação Portuguesa do Yoga a ser inaugurado na região do Algarve, juntando-se aos já existentes Áshrama nas cidades de Faro, Tavira, Albufeira e Lagos.

Filiados na Confederação Portuguesa do Yoga estes Centros do Yoga fazem parte da ARYAL, Associação Regional do Yoga do Algarve, que desde 2011 organiza a Mostra de Qualidade e Excelência – Yoga Algarve, uma Mostra anual que congrega as áreas e setores de atividade que refletem a realidade económica, ambiental e social da Região do Algarve, ao nível da qualidade de vida, excelência dos serviços e produtos, produzidos e fabricados, na promoção do bem-estar e da saúde.

Com atividade a decorrer desde o início de janeiro de 2019, Áshrama de Quarteira é dirigido por Vera Guerreiro, Instrutora formada pela Confederação Portuguesa do Yoga e proporciona Aulas do Yoga a Crianças, Adolescentes, Gestantes, Adultos e Séniores.

A inauguração oficial das instalações do Áshrama de Quarteira – localizado perto do Centro de Ténis de Quarteira – irá contar com a presença do presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, H.H. Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája, Jorge Veiga e Castro, da presidente da ARYAL, Associação Regional do Yoga do Algarve, Anabela Nobre, também diretora do Áshrama de Faro e do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

Sedeada em Lisboa, a Confederação Portuguesa do Yoga é uma Instituição Filosófica e Cultural sem fins lucrativos que em 2001 criou o International Day of Yoga - IDY / Dia Internacional do Yoga a ser celebrado no dia 21 de Junho. Esta iniciativa, candidata, desde 2001, às Nações Unidas e à UNESCO, foi aprovada por consenso no dia 11 de Dezembro de 2014, na Assembleia Geral da ONU, por 177 países num total de 193, o maior número de apoiantes de sempre de todas as resoluções das Nações Unidas.

Paralelamente, a Confederação Portuguesa do Yoga confere a formação em Yoga mais completa do mundo: 6 anos (6500 horas) de formação contínua e mínima para o grau de Instrutor do Yoga; mais 4 anos para obtenção do grau de Professor, num total de 10 anos; mais 4 anos para obtenção do grau de Mestre, num total de 14 anos de Formação.

 

Por: Vera Guerreiro