O Fisco já disponibilizou a lista das mais de 4 mil entidades que podem receber 0,5% do IRS dos contribuintes, sem qualquer tipo de custos «extra».

 À semelhança dos anos anteriores, será possível escolher uma ou duas instituições presentes na lista, que inclui desde bombeiros, teatros, lares, jardins de infância e ranchos folclóricos, entre muitos outros.

Ao todo, este ano, concorrem pela “doação” 4.034 entidades, cujo nome e número de contribuinte (NIF) já se encontra disponível no Portal das Finanças, para facilitar o pré-preenchimento da declaração automática de IRS. Bombeiros voluntários, misericórdias, centros paroquiais, cooperativas, casas do povo, jardins de infância, lares, associações de reformados, associações de apoio a vítimas de doenças, companhias de teatro e de atores, entre outros. A lista é grande e está a crescer, de ano para ano.

Quando chegar o momento de preencher a declaração de IRS, a partir de 1 de abril, será possível encaminhar os 0,5% do imposto de forma gratuita para qualquer uma destas entidades – na prática, doar esta percentagem não traz uma carga fiscal adicional a quem a fizer.

Também é possível consignar o IVA mas, neste caso, há um custo associado. O valor doado implicará uma perda para o contribuinte, que deixa de poder deduzir aquele valor no IRS, uma vez que ele reverterá a favor da instituição escolhida.

 

Por: Idealista