Com o objetivo de desenvolver competências empreendedoras nos alunos do ensino secundário, teve início no dia 18 de março, na Escola Secundária Júlio Dantas, o projeto «Lagos Empreendedor».

Trata-se de uma parceria entre o Município de Lagos e a Universidade do Algarve, através do CRIA, Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia.

O arranque do projeto ficou marcado pela realização de uma sessão de abertura que contou com a participação de Hugo Pereira (vice-presidente do Município de Lagos), Sara Coelho (vereadora da Educação do Município de Lagos), Teresa Carmo (adjunta da direção para o ensino secundário da Escola Secundária Júlio Dantas), Susana Imaginário (gestora de ciência e tecnologia do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve) e dos professores e alunos envolvidos no projeto.

Após a sessão de abertura, deu-se início às atividades práticas junto dos alunos e professores. A primeira sessão teve como objetivo sensibilizar os alunos e professores para a importância do empreendedorismo no mundo empresarial e na vida quotidiana, focando temas como o conceito de empreendedorismo, as diferenças entre o empresário e empreendedor e as características de um empreendedor.

O projeto “Lagos Empreendedor”, um programa de educação para o empreendedorismo que irá acompanhar cerca de 100 alunos da Escola Secundária Júlio Dantas ao longo do seu percurso académico, desde o 10º até ao 12º ano. Este programa pretende ainda promover o empreendedorismo junto da comunidade educativa (pais, alunos e professores), envolvendo ativamente os pais no percurso académico dos filhos e na cultura organizacional do estabelecimento escolar.

 

Por: UAlg