Novo ponto de água para abastecimento de meios aéreos de combate a incêndios Rurais, projeto 100% amigo do ambiente, foi o presente do Município de São Brás de Alportel no Dia Internacional da Floresta

Vida Nova para a Antiga estação de águas Residuais de São Brás de Alportel

O Município de São Brás de Alportel assinalou o Dia Mundial da Floresta, 21 de março e o Dia Mundial da Água, 22 de março, com a apresentação pública do novo Ponto de Água Hortas e Moinhos para abastecimento de meios aéreos de combate a incêndios e com uma visita às áreas intervencionadas no âmbito de um projeto de reflorestação, entre outras ações de um programa comemorativo.

O Ponto de Água Hortas e Moinhos, localizado a sul de São Brás de Alportel constitui um investimento prioritário do município no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta enquanto ponto estratégico para abastecimento de meios aéreos em situação de combate a incêndios rurais, que em muito vem reforçar a capacidade de resposta dos meios de combate do concelho. Este investimento da maior importância inserido na Estratégia de Ação de Prevenção de Incêndios permitiu a reabilitação da antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), dando a este espaço outrora degradado uma nova e nobre missão, ao serviço da Proteção Civil e Defesa da Floresta. Composto por um tanque principal de abastecimento com capacidade para aproximadamente 180m3 de água e um tanque de apoio com capacidade de 120 m3, o Ponto de Água é alimentado em exclusivo por água de nascente, constituindo-se como um projeto totalmente sustentável e ecológico.

“A defesa da nossa floresta e das nossas populações é uma matéria de primeira prioridade”, explica o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, sublinhando que “foi recentemente efetuado um levantamento exaustivo de todos os pontos de água existentes no concelho, bem como dos seus acessos, de modo a que possamos estar melhor preparados. A prevenção é o melhor caminho e a mais poderosa arma no combate ao flagelo dos incêndios rurais”.

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta aprovou recentemente uma revisão ao Plano Municipal de Defesa da Floresta e estão a ser empenhados esforços para dar continuidade ao plano de ação que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, nomeadamente ao nível de limpeza de bermas, da manutenção e abertura de caminhos, da limpeza e criação de faixas de proteção nas zonas em que é maior o risco.

Após a apresentação do Ponto de Água, seguiu-se uma visita aos terrenos municipais, localizados em Campina, um dos dois locais que acolheram recentemente ações de reflorestação, com plantação de azinheiras numa área global de 30.000m2. Uma intervenção integrada nas medidas de compensação necessárias para a aprovação do Plano Empresarial de São Brás de Alportel.

Os trabalhos de plantação, realizados pela Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, num valor de investimento municipal de 12.963,34 euros, foram acompanhados e monitorizados pela técnica do Gabinete Técnico Florestal do município, tendo incluído limpeza, desmatação seletiva, sementeira e tratamento de toda a área abrangida. Foram salvaguardadas diferentes espécies autóctones como: sobreiros, aroeiras, medronheiros, alfarrobeiras, zambujeiros, palmeira das vassouras, entre outras espécies.

Para além da intervenção inicial, esta operação integra um plano de gestão e controle, a 20 anos, associado que vai permitir a limpeza, a substituição de árvores mortas, o desbaste e controle de vegetação espontânea.

Uma ação integrada nas políticas responsáveis de proteção da natureza do concelho, da defesa da biodiversidade e proteção dos ecossistemas, com particular foco na promoção da floresta autóctone de São Brás de Alportel e em plena sintonia com o compromisso municipal relativamente ao combate às alterações climáticas.

 

Por: CM de São Brás de Alportel